sexta-feira, 11 de março de 2011

Plano de Aula

PROJETO UCA
ATIVIDADE 2
PLANO DE AULA

Planejamento de uma atividade usando um dos programas ou softwere do leptop
Aluna - Delma Ferreira da Silva
Tutora Emília Cardoso Raniere.
Tema - Medindo o tempo.
I- Nível/modalidade de Ensino: Ensino Fundamental.

II- Publico alvo – Alunos de 3° - ano

III- Disciplinas:
Matemática: aprender a medir o tempo usando o relógio e o calendário:
Ciências: as estações do ano;
Língua portuguesa; Leitura e interpretação de texto.
História; A evolução do homem no tempo.
Geografia- as transformações do espaço natural brasileiro em espaço geográfico durante o tempo.
Artes- diferenciando as cores nas diversas estações do ano.

IV- Objetivo Geral: Fazer com que o aluno tenha uma melhor compreensão do tempo na história e seu cotidiano, de maneira mais interativa utilizando o leptop do projeto UCA.

V- Objetivo de aprendizagem.
1- Propiciar aos alunos uma nova maneira de aprender a Matemática de maneira agradável que possibilite uma melhor aprendizagem;
2- Possibilitar a leitura de textos relacionados ao tema bem como fazer a interpretação do mesmo;
3- Facilitar a compreensão das diferentes estações do ano e a forma de vida em cada uma destas;
4- Oferecer condições de levar ao educando a compreender a origem do homem e o seu desenvolvimento socio-econômica no tempo para entender melhor os dias atuais.
5- Diferenciar a diversidade de cores bem como os tons degrades através da mistura de tintas guache

VI- Etapas das atividades
!º momento – leitura do texto “ Mais antigo dos Dinos era brasileiro”, de Sérgio Azevedo, realizar a compreensão do mesmo vem como fazer um resumo do entendimento do texto pelo aluno, utilizando o editor de texto, kword.
2º momento- A partir do texto iniciar o surgimento e a evolução do homem no tempo, após a era dos dinossauros.
3º- momento-- os alunos irão observar as mudanças ocorridas no espaço brasileiro e fazer comparações;
4º- momento - a partir do texto conhecer quais os tipos de vida existentes na pré-histórias e ainda compreender as estações do ano.
5º momento – os alunos irão utilizar o softwere TUX PAINT a diferenciação das cores quentes e cores frias de acordo com as estações do ano.
6º – momento- Impressão das produções dos alunos e exposição dos trabalhos em varal no refeitório da escola.

VII- Tecnologias e mídias a serem utilizadas:
Laptop educacional, papel A4, barbante, cola, impressora, livro didático e tinta guache.

VIII-Competências e conhecimentos prévios dos alunos necessários para participarem da atividade.
–. Conhecer como utilizar os leptop e alguns programas e softwere.
–. Saber ler e compreender textos
–. conhecer cores e saber diferencia-las.
–. Desenvolver a digitação de pequenos textos.

IX – Avaliação.
–. Será observada a participação e o interesse do aluno na produção das atividades;
–. A produção do trabalho desenvolvido verificando as dificuldades e facilidades na maneira de aprender;
–. Verificar o desenvolvimento do aluno de forma individual e coletivaa na produção dos trabalhos.

X Referencial bibliográfico.
–. MENEGHELLO, Marinez e PASSOS Angela, De olho no futuro, Matemática edição renovada. 3° ano, editora FTD, 2008.
–. CIPRIANO Lúcia Ribeiro e WANDRESEN Maria Otília Leite, Coleção Linhas e entrelinhas, Língua Portuguesa, 3° ano, 2008.

plano de aula

PROJETO UCA
ATIVIDADE 2
PLANO DE AULA

Planejamento de uma atividade usando um dos programas ou softwere do leptop
Aluna - Raimundo Borges da cruz
Tutora Emília Cardoso Raniere.
Tema - Medindo o tempo.
I- Nível/modalidade de Ensino: Ensino Fundamental.

II- Publico alvo – Alunos de 3° - ano

III- Disciplinas:
Matemática: aprender a medir o tempo usando o relógio e o calendário:
Ciências: as estações do ano;
Língua portuguesa; Leitura e interpretação de texto.
História; A evolução do homem no tempo.
Geografia- as transformações do espaço natural brasileiro em espaço geográfico durante o tempo.
Artes- diferenciando as cores nas diversas estações do ano.

IV- Objetivo Geral: Fazer com que o aluno tenha uma melhor compreensão do tempo na história e seu cotidiano, de maneira mais interativa utilizando o leptop do projeto UCA.

V- Objetivo de aprendizagem.
1- Propiciar aos alunos uma nova maneira de aprender a Matemática de maneira agradável que possibilite uma melhor aprendizagem;
2- Possibilitar a leitura de textos relacionados ao tema bem como fazer a interpretação do mesmo;
3- Facilitar a compreensão das diferentes estações do ano e a forma de vida em cada uma destas;
4- Oferecer condições de levar ao educando a compreender a origem do homem e o seu desenvolvimento socio-econômica no tempo para entender melhor os dias atuais.
5- Diferenciar a diversidade de cores bem como os tons degrades através da mistura de tintas guache

VI- Etapas das atividades
!º momento – leitura do texto “ Mais antigo dos Dinos era brasileiro”, de Sérgio Azevedo, realizar a compreensão do mesmo vem como fazer um resumo do entendimento do texto pelo aluno, utilizando o editor de texto, kword.
2º momento- A partir do texto iniciar o surgimento e a evolução do homem no tempo, após a era dos dinossauros.
3º- momento-- os alunos irão observar as mudanças ocorridas no espaço brasileiro e fazer comparações;
4º- momento - a partir do texto conhecer quais os tipos de vida existentes na pré-histórias e ainda compreender as estações do ano.
5º momento – os alunos irão utilizar o softwere TUX PAINT a diferenciação das cores quentes e cores frias de acordo com as estações do ano.
6º – momento- Impressão das produções dos alunos e exposição dos trabalhos em varal no refeitório da escola.

VII- Tecnologias e mídias a serem utilizadas:
Laptop educacional, papel A4, barbante, cola, impressora, livro didático e tinta guache.

VIII-Competências e conhecimentos prévios dos alunos necessários para participarem da atividade.
–. Conhecer como utilizar os leptop e alguns programas e softwere.
–. Saber ler e compreender textos
–. conhecer cores e saber diferencia-las.
–. Desenvolver a digitação de pequenos textos.

IX – Avaliação.
–. Será observada a participação e o interesse do aluno na produção das atividades;
–. A produção do trabalho desenvolvido verificando as dificuldades e facilidades na maneira de aprender;
–. Verificar o desenvolvimento do aluno de forma individual e coletivaa na produção dos trabalhos.

X Referencial bibliográfico.
–. MENEGHELLO, Marinez e PASSOS Angela, De olho no futuro, Matemática edição renovada. 3° ano, editora FTD, 2008.
–. CIPRIANO Lúcia Ribeiro e WANDRESEN Maria Otília Leite, Coleção Linhas e entrelinhas, Língua Portuguesa, 3° ano, 2008.

Plano de Aula

UCA - Amapá
Escola Municipal Domingos Valente Barreto
cursista:Raimunda Vandecléia Rocha da Silva Fonseca
Tutora: Emília Raniere Cardoso
Módulo:01
Plano de aula


Tema:Utilizando os Tecnologicos em sala de aula

Publico alvo:alunos de 1°ano
Disciplina Envolvida:Portugues

2- Objetivos:
Geral:Conhecer e aprender como utilizar os recursos tecnologicos disponiveis na escola,criando mecanismo para que o aluno aprenda a usar corretamente os leptos nas suas atividades em sala de aula.

Específicos:
* Fazer a apresentação dos leptops aos alunos,
* Ensinar como ligar e desliga-los corretamente
* Ensinar quais as vantagens que eles tem para a nossa pratica de aprendizagem no nosso dia a dia.
* Mostrar as ferramentas principais que usamos para digitar um texto simples.
* Dispertar no aluno o interesse em usar o leptop na sua pratica de aprendizagem em sala de aula.
a
4-Dinâmica da atividade:
* As atividades serão desenvolvidas em sala de aula no qual os alunos iram manusear os leptops para aprender como lidar com eles no seu dia a dia em sala den aula,proporcionando uma aula mais agradavel e criativa usando os recursos tecnologicos disponiveis na escoola.

Avaliação:
Será feita de acordo com a participação e integração dos alunos envolvidos.
Referencias Bibliográficas:
Portal do professor
Projeto UCA
Atividade 2
Plano de Aula

Escola Municipal Domingos valente Barreto
Diretor: Edilson Magno Campos
Professores: Jeremias Borges / Benedito jaci
Disciplina: Matemática
Série: 4ª

I - Nível/modalidade: 4 ª série/Ensino fundamental.

II - Público alvo: Alunos de 4ª Série.

III - Disciplinas envolvidas: Matemática e informática.

IV - Objetivo Geral: Compreender e aplicar a multiplicação utilizando o software TUX PAINT.

V - Metodologia: Aula expositiva dialógica utilizando o laptop.

VI - Etapas das atividades:
1 - Serão apresentadas situações em que os alunos identificarão a multiplicação através de situações-problemas.
2 - O professor explanará sobre o conteúdo em questão para que os alunos associem a prática da multiplicação com sua teoria.
3 - Os alunos resolverão questões para que se apropriem do processo de multiplicar quantidades.

VI - Avaliação: Os alunos utilizarão o laptop acessando o software TUX PAINT para que possam resolver as setenças matemáticas de maneira lúdica, fazendo com que os mesmos aprendam brincando.

VII - Referências Bibliográficas
REAME, ELIANE/Linguagens da matemática, 5º ano/Eliame Reane, Priscila Montenegro. - 1 ed. - São Paulo: Saraiva, 2008.

sexta-feira, 4 de março de 2011

plano de aula

PROJETO UCA
ATIVIDADE 2
PLANO DE AULA


Planejamento de uma atividade usando um dos progamas ou software do leptop.

Alunas: Maria Izanete leite M de Alencar, Maria Raimunda Miranda Filha.
Tutora: Emilia Cardoso Raniéri.
Tema:Economia de água
I- Nível/Modalidade de Ensino:Ensino Fundamental
II-Público alvo: alunos de 3°ano
III-Disciplinas: ciências, artes,Língua Portugesa e informática:

IV-Objetivo geral:Aprender sobre a importância de se economizar água de forma simples e divertida,utilizando o laptop como um recurso educacional.
V- Objetivos de aprendizagem:
1- Oportunizar uma aprendizagem de qualidade utilizando o laptop do projeto UCA.
2-Desenvolver a criatividade do aluno com a confecção de cartazes informativos com texos e ilustrações;
4- Conhecer a importância e a função da escrita e produção de textos.
IV-Etapas das atividades:
1° momento- Os alunos assistirão na TV Escola um DVd referente ao tema proposto e atavés de conversa informativa,professora e alunos irão socializar o tema meio ambiente e dicas de se usar a água de forma racional.
2° momento- Será disponibilizado aos alunos acesso aos laptop e seu softwere,que irão produzir textos com desenhos e ilustrações.
3°- momento- exposição do material produzido no mural da escola.
VII- Tecnologias e midias a serem utilizadas:
-TV,DVD,laptop,papel A4,cola,cartolina,tesoura,barbante,revistas usadas e outros.
VIII- Avaliação: Notar a habilidade motora e a interacão do aluno no uso do laptop como um recurso educacional;


-Observação a participação e o interesse do aluno na atividade e interação individual e coletiva.
IX- Referência bibliográficas;
Revista Nova Escola e Ciências Hoje.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Plano de Aula

CURSO:FORMAÇÃO AMAPÁ
ENTIDADE: UCA-USP
MÓDULO: 1- UCA - UNIFAP: E.E. FONTE NOVA
TUTORA: EMÍLIA RANIERE
CURSISTA: JOSE ORLANDO DE SOUSA
Plano de Aula
Público Alvo: 4ª série
TEMA: células
Disciplinas envolvidas: Ciências e Língua português
Objetivos:
Geral: desenvolver a aptidão na aquisição de capacidades e competências no aluno, quanto a observação e análise crítica sobre o conhecimento científico e a importância das células na vida dos seres vivos. Além de compreender as abilidades no uso das ferramentas tecnológica do mundo informatizado.
ESPECÍFICOS:* Reconhecer a origem e o tempo de vida de cada célula.
*Verificar o tamanho, formato e o funcionamento das células nos diferentes òrgaos dos seres vivos.
*Despertar e melhorar os conhecimentos já adquiridos.
*Identificar através de vídeos e imagens a reprodução celular , utilizando o leptop.
1º Momento: uma breve pesquisa sobre o tema, utilizando o leptop, navegando na internet em busca de leitutas sobre a origem e os tipos de células existentes.
- levantamento de dados que os lunos tem curiosidade de saber.
- Discussão e troca de idéias sobre os textos lidos.
2º Momento: produção de textos sobre os tipos de células, sua reprodução e a importância no corpo humano, em equipe de 5 componentes, usando o leptop à partir das imagens, vídeos e compreensão dos texto já discutidos.
3º Momento: Apresentação de miniseminário em grupo de 5 alunos sobre o texto produzido.
* Avaliação: será envolvendo os três momento e aplicada na participação, interesse, desempenho, oralidade e compreenção do tema em questão.
* Recursos utilizados: quadro branco, pinceis, apagador, leptop's, pen drive, internet, lápis, borrachas e canetas.
*BIBLIOGRAFIA:Portaldoprofessor

quarta-feira, 2 de março de 2011

Plano de Aula

PLANO DE AULA

UCA - AMAPÁ
CURSO: FORMAÇÃO AMAPÁ
ENTIDADE: UCA - USP
MÓDULO:UCA - UNIFAP : E.E. FONTE NOVA
TUTORA: EMÍLIA RANIERE
CURSISTAS: TALMI PEREIRA E MARIA JACILENE



PÚBLICO ALVO: 4º série
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa e História


OBJETIVO:

GERAL: Mostrar a importância da utilização do laptop educacional como recurso facilitador e inovador no processo ensino aprendizagem.

ESPECÍFICO: Conscientizar o educando da necessidade de adaptar-se ao avanço tecnológico.

- Desenvolver e estimular a produção textual sobre o tama carnaval, utilizando o KWORD , pen-drive e data show.


ETAPAS:

1º Conversa informal sobre o tema ¨carnaval¨ e sobre os recursos tecnológicos que serão utilizados no ambiente escolar. Apresentação de um slid sobre o tema .

2º Neste momento os  alunos de posse de informaçoes trazidas de casa, irão fazer a leitura destacando as principais partes.

3º É neste momento que serão utilizados os leptops, onde as crianças irão produzir um texto sobre o tema CARNAVAL, falando da origem e comparar o carnaval de antes e de hoje, utilizando o KWORD.

No decorrer desta atividade os alunos terão a orientação das professoras quanto ao funcionamento e utilização da máquina ( laptop ).

RECURSOS: Data-show,laptop,pen-drive, alunos e professoras.


AVALIAÇÃO: Será avaliado a produção de texto e o desempenho e interesse do aluno com o leptop.

terça-feira, 1 de março de 2011

PLANO DE AULA

UCA - AMAPÁ
CURSO: FORMAÇÃO AMAPÁ
ENTIDADE: UCA - USP
MÓDOLO: UCA - UNIFAP: EE FONTE NOVA
TUTORA: EMÍLIA RANIERI
CURSISTAS: ARNALDO ALMEIDA DA NATIVIDADE E CARLOS SANTOS MORAES
PLANO DE AULA
I TEMA: OPERAÇÕES ARITIMÉTICA
II PÚBLICO ALVO: ALUNOS DA 1ª ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL 8ANOS
III DISCISPLINA ENVOLVIDA: MATEMÁTICA
IV OBJETIVOS:
GERAL :
- Resoolver problemas matematicos que envolvam as quatro operações.
ESPECÍFICOS:
* Distinguirem em uma adição as parcelas e as somas,aplicar e resolver as propriedades da adição;
* Identificar numa subtração as suas partes, relacionar a adição com a subtração;
* Resolver problemas de adição e subtração.
V - PROCEDIMENTO:
Apresentação de situação problema enserido no cotidiano dos alunos envolvendo adição e ou subtração (podendo ser trasido pelos proprios).
VI - RECURSOS:
Laptop,quadro,giz,cartolina,proessor e alunos.
VII AVALIAÇÃO:
Avaliação será continua,durante todas as etapas da aula bem como avaliação do seus resultados do impacto apôs o prperído de execursão.
VIII BIBLIOGRAFIA:
UNIVERCIDADE FEDERAL DO CEARÁ.Proreitória de Graduação.Coordenação de Pesquisa de Acompanhamento doscente divisão de pesquisa e acompanhamento curricular.
MIRANDA,Daniele de: Plano de aula sobre operações fundamentais. Estratégias de Ensino.canal do Educador.
MORI, Iracema: viver e aprender Matemática - 3ª série/Iracema Mori. - 8. ed.reform. - São Paulo: Saraiva, 2004. (Viver e Aprender).
UCA-AMAPÁ
ESCOLA ESTADUAL FONTE NOVA
CURSISTA:MARIA RAIMUNDA CORREA CARDOSO
TUTORA:EMÍLIA RANIERE CARDOSO
MÓDULO:O1
PLANO DE AULA
tema:Água
Publico alvo: alunos 4ª série
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: PORTUGUÊS,CIÊNCIAS,ARTES

2 – Objetivos:
Geral: Incentivar e possibilitar o aluno a pensar, a raciocinar por meio do desenvolvimento de certas competências, como observação, análise, argumentação, muito úteis, nas várias áreas do conhecimento. Além das competências no uso das tecnologias de informação e comunicação ( tics) de forma a concientizar para as demandas atuais do desperdício da água.

Específicos:
*Reconhecer onde a água pode ser encontrada.
* Verificar o desperdício de água na escola e em casa.
*Reconhecer a importância da água para os seres vivos;
*Reconhecer a importância do tratamento coletivo e domiciliar da água a saúde das pessoas;
*Despertar para o problema da poluição da água provocada pelo ser humano e para a busca de soluções;

4– Dinâmica da atividade:
* As atividades serão desenvolvidas em sala de aula e por toda a escola onde os alunos desenvolverão leituras de textos bem sugestivos,como também pesquisa na internet sobre a água e apresentação de slades.
*Propor uma leitura dramatizada, onde o ouvi é essencial para o bom desenvolvimento da turma.
1º Momento:
*Conversa informal sobre o tema água pela professora;
* momento da leitura de texto diversos;
*Levantamento de questões que os alunos gostariam de saber sobre o tema;
2º Momento:
*Pesquisar sobre o tema proposto( Internet-leptop)
*Apresentar música e textos sobre o tema;
*Dividi a turma em grupo;
3º Momento:
*Divisão da classe em grupos para fazerem à pesquisa;
*Escolher uma música com o tema e dramatizar-la;(uso do audio e video)
*Transformar o tema em produção de textos,e em histórias; ( uso do kword).
4º Momento: Culminância do Projeto
*Exposição dos trabalhos confeccionados pelos grupos nas dependências da escola como na produção de dvd(slaides)
6 – Critérios de avaliação das atividades:
*Será realizada no decorrer das atividades propostas no projeto, levando em conta os aspectos: participação, socialização, cooperação, interesse, criatividade, organização, assiduidade, responsabilidade, e a socialização dos resultados (Culminância) a comunidade escolar.
Material utilizado:
LIVROS,PAPEL A4,SLIDES,LEPTOP,VÍDEOS,PEN-DRIVE,CD,DVD...

7- Referências Bibliográficas do material pesquisado
Projeto Pitanguá:Ciências.-1.ed.São Paulo;Moderna;2005
MARSICO, Maria Teresa...[et al].- Marcha criança ciências. 3ª serie do ensino fundamental. Ed.reformul.-São Paulo:Scipione, 2005.

*SOUZA, Joanita,Brincando com ciências. – 3 Ed. Reform.-São Paulo: Editora do Brasil, 2003.