quinta-feira, 30 de junho de 2011

Trabalhando com Laptop na sala de aula

UCA-AMAPÁ
CURSO: FORMAÇÃO AMAPÁ
ENTIDADE: UCA- USP
MÓDULO II: UCA- UNIFAP: E.E. FONTE NOVA
TUTORA: EMÍLIA RANIERE
CURSISTA: ADAILES AGUIAR LIMA
Atividade Módulo 2: Trabalhando com laptop em sala de aula

PLANO DE AULA
I- TEMA: O Carnaval não combina com violência
II- IDENTIFICAÇÃO:
Nome da Escola: E. E. Fonte Nova
Turma: 421
Tempo de Duração: 1 aula de 50 minutos.
III- DISCIPLINA: Artes
IV- OBJETIVOS:
Estimular a reflexão e discussão sobre a necessidade de combate à violência, em especial no período carnavalesco.
Desenvolver a linguagem oral.
Utilizar o laptop educacional.
V- CONTEÚDO: O Carnaval
VI- DESENVOLVIMENTO:
A aula será iniciada com uma conversa informal sobre o carnaval buscando despertar nos alunos a relação do mesmo com diversas formas de violência, ressaltando casos de conhecimentos dos alunos.
Em seguida os alunos assistirão a um vídeo que aborda o tema para que logo após seja aberta nova discussão entre os alunos.
Finalizada discussão os alunos de posse dos laptops farão colagem e desenhos sobre o tema carnaval no Tux paint, na qual poderão desenhar, pintar, colar etc.
VII- RECURSOS
Projetor de imagens, notebook, Laptop do UCA, câmera digital, alunos e professores.
VIII- AVALIAÇÃO
Será feita no decorrer da aula de acordo com a participação e envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.
IX- REFERÊNCIAS
Internet

quarta-feira, 29 de junho de 2011

PLANO DE AULA

                                                                    UCA – AMAPÁ
OBJETIVOS:
- Proporcionar momentos de reflexão sobre racismo.
  • Desenvolver a linguagem oral .
  • Estimular a criatividade através de desenhos.
    DESENVOLVIMENTO
Trabalho na ESCOLA ESTADUAL FONTE NOVA e realizei esta atividades com meus alunos ano passado, abordando o tema “CONSCIÊNCIA NEGRA”.
PASSOS:
  • No primeiro momento houve uma conversa entre alunos e professora discutindo sobre o tema, ressaltando o preconceito.
  • Já no segundo momento foi apresentado uma história em SLIDE com o título ANJO NEGRO.
  • Após a apresentação do slide foi aberto os comentários pelos alunos, onde cada criança expôs suas opiniões e compreensão da mensagem passada pela história e, as conclusões finais foram feitas pela professora.
  • Nesse momento os alunos foram desafiados a reproduzir a história ANJO NEGRO , utilizando um dos recursos disponibilizados no LEPTOP do projeto UCA o TUX PAINT, devidamente orientados pela professora da turma e as professoras responsáveis pelo projeto.
Foi uma experiência espetacular e gratificante ver o interesse , curiosidade , empenho e força de vontade das crianças em realizar esta atividade, mesmo aquelas que ainda não tinham até então a oportunidade de manusear um computador.








PLANO DE AULA

UCA- AMAPÀ
TUTORA: EMILIA RANIERE
CURSISTA: JOSE ORLANDO
PLANO DE AULA DE PORTUGUÊS
PÙBLICO ALVO:3ª Sèrie
TEMA: TRABALHANDO AS PALAVRAS DERIVADAS.
 Objetivos:
- Identificar as palavras derivadas desconhecidas na nossa ortografia por pessoas de Estados diferentes de nosso país.
-Habilidades dos alunos em escrever e lerem as palavras derivadas.
-Empenho dos alunos em formar frases com estas palavras.
-Capacidade de produzir e desenvolver textos envolvendo essa temática
 Material necessário:
Cópia de palavras, quebra cabeça, cruzadinhas, textos, papel A-4, régua, esquadro, pincel marcador de quadro branco, pincel permanente, lápis de cor, internet e Laptop educacional.

 Desenvolvimento
-Solicitar aos alunos que tragam de casa gravuras, textos, filmes, etc.
- Propor aos alunos pesquisas na internet em casa para perceber a diferença dos sistemas utilizados.
-utilizar o laptop como ferramenta principal na aula, explorando os recursos que oferece; como internet, vídeo, imagem, figuras, áudio e editores de textos.
 Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com o nível de aprendizagem, observando que recursos a turma usou para fazer suas atividades. Com base nesses dados, para trabalhar com as características pouco assimiladas, proponha outras atividades com diferentes níveis de complexidade. Por exemplo, pedir que todos façam exposições orais e em cartazes de seus trabalhos e os critérios a serem avaliados serão abrangerão; a assiduidade, participação, interesse, oralidade e desempenho individual e em equipe.

 Referencias bibliográficas
WWW.portaldoprofessor.com.br
TVESCOLA

Trabalhando com Laptop na sala de aula


UCA-AMAPÁ
CURSO: FORMAÇÃO AMAPÁ
ENTIDADE: UCA- USP
MÓDULO II: UCA- UNIFAP: E.E. FONTE NOVA
TUTORA: EMÍLIA RANIERE
CURSISTA: ARNALDO ALMEIDA DA NATIVIDADE
Atividade Módulo 2: Trabalhando com laptop em sala de aula
PLANO DE AULA
I-                   TEMA: Seres vivos
II-                IDENTIFICAÇÃO:
Nome da Escola: E. E. Fonte Nova
Turma:                                                 Turno:
Tempo de Duração: 2 aulas de 50 minutos.
III-             DISCIPLINA: Ciências
IV-            OBJETIVOS:
No final das aulas selecionadas o aluno será capaz de:
Identificar alguns animais em risco de extinção
Discutir a importância da biodiversidade da fauna para o meio ambiente
Discutir estratégias para a preservação de animais em risco de extinção

V-                CONTEÚDOS: Animais em extinção

VI-             DESENVOLVIMENTO:

Antes de iniciar a aula, o professor orientará aos alunos sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
1º momento: conhecendo os animais em risco de extinção

Nesse primeiro momento da aula, os alunos serão convidados a assistir em seus netbooks 3 vídeos sobre animais em risco de extinção. Para tanto, é necessário que os vídeos estejam salvos nos laptops. Os vídeos são: Vídeo 1 – Ajude os Animais em Extinção, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Wt0al7YC8hI, Vídeo 2 –  Animais em extinção, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=psBsWjS23mk&feature=related, Vídeo 3 – Aves em extinção, disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=bzEkvQRhW9E&feature=related

2º momento: discussão sobre o filme:
Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao professor iniciar um diálogo com os alunos sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões: 
1.      Vocês sabiam que todos os animais mostrados nos vídeos correm o risco de serem extintos?
2.      O que você pensa sobre a caça de animais?
3.      Qual a sua opinião sobre a manutenção de aves em gaiolas?
4.      Em sua opinião, o que podemos fazer para evitar que os animais mostrados nos vídeos sejam extintos?
3º momento: Aprendendo com o laptop
Com os laptops em mãos, os alunos farão a colagem de vários animais em risco de extinção no Tux paint, na qual poderão pintar, colar paisagens etc. É necessário ficar atento com a colagem dos animais. Como por exemplo: será que determinado animal realmente está em extinção.
VII-          RECURSOS
Laptop do UCA.

VIII-       AVALIAÇÃO
Será feita em todos os momentos da aula a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.

IX-             REFERÊNCIAS

LÉRIDA, O. Animais em risco de extinção: onde estão? – UCA. Portal do Professor. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31812


Ferramentas de Busca


UCA-AMAPÁ
CURSO: FORMAÇÃO AMAPÁ
ENTIDADE: UCA- USP
MÓDULO II: UCA- UNIFAP: E.E. FONTE NOVA
TUTORA: EMÍLIA RANIERE
CURSISTA: ARNALDO ALMEIDA DA NATIVIDADE
 FERRAMENTAS DE BUSCA
Um navegador, também conhecido como "browser", é o programa que abrimos para navegar na Internet. Os principais são:
 Internet Explorer 6  é o navegador integrante do Windows XP. Com ele é possível navegar em mais de um site utilizando a opção Nova Janela do menu Arquivo. Dispõe de bloqueador de janelas indesejáveis aos usuários.
O Internet Explorer 7  é o navegador integrante do Windows Vista. Este se diferencia do anterior por ter várias guias para abrir páginas ao mesmo tempo; destacam-se os botões favoritos e adicionar favoritos, além de um campo para pesquisa no Lie Search (site de busca); no menu Ferramentas temos opções importantes como Limpeza do Histórico, Bloqueador de pop-ups, filtro de Phishing entre outras funções. e além dos botões já conhecidos do IE6 temos o botão Feeds RSS que permite aos usuários a inscrição em sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Com o Feeds o usuário pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.
O Internet Explorer 8 é o navegador mais recente da Microsoft. Um detalhe importante é que este browser foi liberado gratuitamente para download pela Microsoft. As principais diferenças são: O botão Modo de exibição de compatibilidade que permite uma melhor aparência para sites desenvolvidos com tecnologias mais antigas; o botão Ler e-mail, que abre o automaticamente o Outlook para leitura de e-mails; privacidade - a Navegação InPrivate, que é configurada no Menu Segurança, evita que o Internet Explorer armazene dados da sua sessão de navegação. Isso inclui cookies, arquivos de Internet temporários, histórico e outros dados. As Barras de ferramentas e extensões são desabilitadas por padrão.
Mozzila Firefox Assim como os navegadores acima também bloqueia pop-ups no Menu Ferramentas - Opções - Conteúdo.
Também possui controle de Phishing. Esta opção se encontra no Menu Ajuda - Denunciar site como fraude. Incorpora a barra de ferramentas de pesquisa do site de buscas Google. E apresenta abas para navegação em diversos sites ao mesmo tempo. Com relação à privacidade possui a Navegação InPrivate.
O Firefox também detecta se uma página oferece RSS mostrando um ícone no canto direito do campo de endereço.
Chrome.  Google disponibiliza para download o navegador Chrome que é gratuito. Suas principais características são: as pesquisas no Google podem ser feitas na própria barra de endereços; podem ser abertas várias abas; os sites mais visitados vão criando miniaturas que facilitam a navegação; também possui a navegação InPrivate e Navegação Privativa.
Safari-  desenvolvido pela Apple Inc. e incluído como o navegador padrão a partir do sistema operacional Mac OS X v10.3 . Suas funções são básicas: abas, bloqueador de pop-ups, baixador de arquivos, leitor de notícias RSS, modo privado que evita o monitoramento da navegação por terceiros, etc. Tem o motor de renderização (layout engine) WebKit — um software que interpreta os códigos HTML e posiciona os elementos da página — sendo que o KHTML do Konqueror, navegador para KDE, foi usado como base. Posui versões para Windows, Mac OS X, e iPhone/iPo Touch e iPad.
Opera - desenvolvida pela companhia Opera Software permite tarefas comuns de internet como exibir sites, mandar e receber mensagens de e-mail, gerir contatos, bate-papo online de Internet Relay Chat, baixar arquivos via BitTorrent e ler feeds. Ele é oferecido gratuitamente para computadores pessoais e celulares, mas para outros dispositivos é preciso pagar por ele. As características do Opera incluem gestos no mouse, divisão por abas, zoom de página, e um comando de downloads integrado. Seu sistema de segurança possui proteção contra phishing e malware, uma forte verificação em sites da web, e o fácil modo de deletar cookies e o histórico apenas com o clicar de um botão. O Opera funciona em uma variedade de sistemas de computadores pessoais, incluindo Microsoft Windows, Mac OS X, GNU/Linux, FreeBSD e o Solaris.
FERRAMENTAS DE BUSCA
Existem dois tipos de ferramentas de busca na Web: os diretórios e os motores. OS diretórios organizam os sites que compõem sua base de dados em categorias, os sites, por sua vez, recebem uma organização hierárquica de assuntos e permitem aos usuários localizar informações para as subcategorias. Os principais diretórios são THE WORLD WIDE WEB Virtual Library (primeiro a ser lançado), Yahoo!, Snap, LookSmart, Open Directory, Yahoo Brazil, Cadê, Surf e Vai & Vem (os três últimos são brasileiros).
Já os motores, ao contrário dos diretórios, não organizam hierarquicamente as páginas que colecionam. Preocupam-se menos com a seletividade que com a abrangência de suas bases de dados, procurando colecionar o maior numero possível de recursos através de softwares chamados robôs, alcançando milhões de itens que permite ao usuário encontrar o que busca por meio de palavras chave. Os principais motores de busca são: Google, WebTop.com, Alta Vista, Fast, Northern Ligth, Excite, Hotbot/Inktomi, Go/Infoseek e Lycos.
REFERÊNCIAS:
CEDÓN, Beatriz Valadares. Ferramentas de Busca na Web. Universidade Federal de Minas Gerais. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v30n1/a06v30n1.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Safari

FERRAMENTA S DE BUSCA

UCA AMAPÁ
ESCOLA ESTADUAL FONTE NOVA
TUTORA: EMÍLIA RANIERI
CURSISTA: JOSE ORLANDO
MÓDULO 2: WEB 2.0
TEMA: Ferramentas de busca


A internet atualmente è uma imensa biblioteca virtual e oferece as pessoas mais variados conteúdos e em qualquer área de conhecimento que quisermos acessar, tem também estreitado a comunicação e a interação seja na vida profissional e particular das pessoas, mas para se ter um acesso mais rápido e eficiente è necessário conhecer as funções dos navegadores disponíveis, encontrei os seguintes navegadores; O Explore 7 é um navegados que pode com uma só janela abrir e utilizar várias abas onde pode-se e entrar em site diferente,outro navegador que funciona como gerenciador de pasta é o konqueror ele é bastante interessante e de fácil acesso. O Google chegou ao mercado com uma difícil missão de competir com a internet explore e è bastante utilizado pela facilidade de uso.
Agora em se tratando em ferramenta de busca podemos definir como um instrumento de pesquisa na web através de palavras-chave ou categorias, orientadas por texto. É um website que lista páginas da web. que equivalem aos caracteres escolhidos. Esses sites são armazenados em um sistema computacional, como a 'World Wide Web', ou um computador pessoal. As ferramentas de busca são muito úteis porque uma pessoa, agora, não precisa lembrar o endereço de um site para procurá-lo. As pessoas precisam dessas ferramentas pela mesma razão que elas precisam de um catálogo em uma biblioteca. As ferramentas de busca, porém, ajudam a encontrar informações mais específicas. Quando um indivíduo digita duas palavras, por exemplo, a Ferramenta de Busca mostrará geralmente uma longa listagem de sites que contém esses caracteres. Cada Ferramenta de Busca trabalha de um modo diferente. Algumas delas aceitam plurais e ajuste de termos truncados. Neste caso, uma procura por "bike" incluiria "bikes", "bicicleta" e "bicicletas". A melhor forma de saber como uma Ferramenta de Busca específica trabalha é procurar por suas páginas de ajuda e ver o que pode ser usado para alcançar os resultados desejados e ter uma pesquisa bem-sucedida.As Ferramentas de Busca usam programas de software conhecidos como 'spiders', 'crawlers' ou 'robots' - que automaticamente seguem hyperlynks de um documento ao próximo em toda a Web. Quando ele descobre uma nova página, manda a informação de volta ao site principal para incluí-la. O Google é uma das Ferramentas de Busca mais famosas. O AltaVista costumava ser o favorito dos pesquisadores da Web anos atrás, mas também perdeu popularidade para o Google. Uma pessoa também pode encontrar Ferramentas de Busca específicas na Web, as quais cobrem tipos particulares de informação ou focam em uma audiência especial, como o www.yahooligans.com e etc.

terça-feira, 28 de junho de 2011

PLANO DE AULA

UCA AMAPÁ - UNIFAP
ESCOLA ESTADUAL FONTE NOVA
TUTORA: EMÍLIA RANIERI
CURSISTA: NEURA ALFAIA
MÓDULO 2: WEB 2.0

PLANO DE AULA

Série trabalhada: 1° ano do ensino fundamental

Objetivo: Desenvolver a criatividade dos alunos para a produção de desenho através das formas geométricas e as cores.
Tema: Fmormas e cores
Disciplinas e conteúdos envolvidos:
-Matemática: formas geométricas
-Arte: desenho e cores
Desenvolvimento:
1° passo: apresentar uma gravura construida com as formas geométricas;
2° passo: distribuir aos alunos diversas formas geométricas confeccionadas de EVA em diversas cores, logo em seguida pedir a eles para montarem diferentes gravuras com o material recebido;
3° passo: pedir para os alunos registrarem através de desenhos a figura que eles conseguiram formar;
4° passo: após esse momento a professora entregará o laptop educacional para os alunos e deverá fazer o caminho percorrido juntamente com os alunos para se chegar ao aplicativo do Tux paint e de que forma irão utilizar;
5° passo: ao receberem as devidas orientações, os alunos deverão criar uma figura no laptop educacional utilizando as ferramentas incluídas no aplicativo trabalhado.
Recursos: Humanos (alunos e professora), Materiais ( papel, lápis e borracha, EVA de cores variadfas, laptop educacional e outros)
Avaliação: os alunos serão avaliados através de seu desempenho durante as realizações das atividades propostas.

Referencias bibliograficas
www.google.com.br/site:dicasmil.com.br

Ferramentas de busca

UCA AMAPÁ - UNIFAP
ESCOLA ESTADUAL FONTE NOVA
TUTORA: EMÍLIA RANIERI
CURSISTA: NEURA ALFAIA
MÓDULO 2: WEB 2.0

                                                            FERRAMENTAS DE BUSCA
                     Sabe-se que atualmente a internet vem sendo um meio de comunicação muito utilizado pela sociedade em geral e que foi um instrumento que causou grandes impactos, principalmente no ramo educacional.
                     Diante dessa grande tecnologia, profissionais da educação se viram obrigados a se apropriarem desse conhecimento ao que se refere a essa nova ferramenta de trabalho.
                     O universo on-line tornou-se um mecanismo bastante utilizado através de seus navegadores com recursos educacionais riquíssimos, que nos ajudam a melhorar a nossa prática pedagogica.
                     Compreender a funcionalidade dessa ferramenta, significa saber trabalhar com o internet explore e execultar atividades através das suas abas, com o browser que é bastante utilizado no acesso de diferentes sites ao mesmo tempo, com o konqueror que é um gerenciador de fácil acesso e muita utilização, com o google chrone que é um navegador desenvolvido pelo google e ainda não podemos esquecer do mozilla firefox que também é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Fundação Mozilla com a ajuda de centenas de colaboradores e seu objetivo é desenvover um navegador leve, seguro, intuitivo e altamente extensivo.
                      Pode-se perceber que, as ferramentas de busca e os sites especializados em pesquisas na web são macanismos que contribíram e veem contribuindo muito com os profissionais de educação no que diz respeito à pesquisa na internet.

Referencias bibliograficas:
www.google.com.br

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Aula utilizando o laptop educacional

TUTORA: EMILIA RANIERE
CURSISTA: CARLOS DOS SANTOS MORAES
PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA
TEMA : TRABALHANDO AS FORMAS E FIGURAS GEOMÉTRICAS
Objetivos:
- Identificar a relação entre as formas e figuras geométricas.
Os alunos deverão reconhecer a importância da geometria em nossa vida.
- Os alunos deverão relatar as diferentes formas geométrica com respectivos nomes
- Relações entre formas e figuras geométricas
Material necessário:
Cópias da figuras,, papel quadriculado e instrumentos diversos como: régua, compasso, esquadro e transferidor, embalagens e Laptop educacional

Desenvolvimento
-Solicitar aos alunos que tragam de casa diferentes tipos de embalagens para utilizarem em na aula.
- Após |coletar será apresentada aos alunos variados objetos com diferentes formas geométricas: caixa embalagem de caixa de fósforo, remédio, caixa de sapato, etc
- depois de explorados os objetos relacionados as formas geométricas, os alunos terão a oportunidade de manusear o laptop educacional, utilizando a ferramenta Tux Pant no laptop para desenharem as formas geométricas e escrever
- O alunos irão receber uma folha de papel quadriculado propondo que, individualmente, todos copiem o modelo na folha quadriculada, usando os instrumentos que forem necessários, de tal maneira que, ao terminar,o desenho do aluno e afigura do laptop coincidam ao serem sobrepostos.
-Deixe à disposição régua, compasso, esquadro e transferidor para que cada um escolha o que julgar necessário para realizar a tarefa. Recolha todas as produções, mesmo aquelas em que a sobreposição não seja perfeita. Vale ressaltar que a figura apresentada, os instrumentos de geometria à disposição e o tipo de papel são variáveis didáticas que devem ser consideradas, pois modificam as exigências das situações e favorecem o estabelecimento de novas relações. Se pedir que os estudantes que copiem o desenho em um papel em branco, a questão os colocará diante da dificuldade de garantir o paralelismo ou a perpendicularidade dos lados (aspecto que o papel quadriculado resolve) .


Selecione algumas figuras e proponha uma discussão em grupo. É importante escolher poucos trabalhos - dê preferência àqueles que representam uma dificuldade generalizada da turma. Lembre, no entanto, que o objetivo não é criticar as produções dos alunos que tiveram dificuldades, e sim analisar o que ocorreu durante a reprodução do o modelo.Proponha uma conversa sobre as características da figura e sobre como eles a reproduziram. É importante que durante as falas dos estudantes sejam mencionados diferentes procedimentos baseados em relações diversas e, com base neles, o grupo conclua que nem todos são oriundos das mesmas relações. Isso permite ampliar a idéia de que cada um pode ver questões diferentes numa mesma figura e que elas são colocadas em jogo na situação de cópia. Os alunos também devem estabelecer relações que garantam a efetividade da reprodução: contar a quantidade de quadrados que cada lado ocupa decidir se usam ou não uma régua para medir, determinar os pontos médios de cada lado (embora possam não saber

Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com o nível de aprendizagem, observando que recursos a turma usou para fazer seus desenhos. Com base nesses dados, para trabalhar com as características pouco assimiladas, proponha outras atividades com diferentes níveis de complexidade. Por exemplo, peça que todos desenhe uma figura deixando o modelo fora do campo de visão enquanto o aluno desenha. Nesse caso, será necessário selecionar informações antes.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

FERRAMENTAS DE BUSCA

UCA-AMAPÁ
ESCOLA MUNICIPAL DOMINGOS VALENTE BARRETO
CURSISTA:RAIMUNDA VANDECLÉIA ROCHA DA SILVA FONSECA
TUTORA:EMÍLIA RANIERE CARDOSO
MÓDULO;02
TEMA;Ferramentas de busca
Ferramenta de Busca
A internet ao longo dos tempos vem produzido grandes impactos em diferentes setores,principalmente no setor educacional,a cada dia que se passa cresce a demanda por sistema que dê suporte à forma de educação on-line,uma vez que ela nós da a oportunidade de utilizar navegadores com recursos educacionais que nos ajudam na nossa pratica pedagógica do dia -a dia em sala de aula com nossos alunos. Porém acredito que o professor precisa ter conhecimento na área de informática para saber quais são os caminhos certos e assim fazer uma pesquisa com conhecimentos adequado para aplica-lo na sua pratica de ensino na sua escola.
O Explore 7 é um navegados com abas que pode com uma só janela aberta do browser utilizar várias abas onde em cada uma delas se pode entrar em um site diferente,outro navegador que funciona como gerenciador de pasta é o konqueror ele é bastante interessante e de fácil acesso. Chrome da Google chegou ao mercado com uma difícil missão de competir com a internet explore e o firefox,ele é um navegador que não possui barras de ferramentas e por sua aparente capacidade de trabalhar melhor com java script,algo que a google usa em alguns de seus aplicativos.
Agora em se tratando em ferramenta de busca podemos definir como programas ou site especializados em localizar ou descrever informações na internet,ou seja, é um instrumento de pesquisa na Web através de palavras -chaves ou categorias orientadas por textos,cada ferramenta tem sua peculiaridades,Algumas dessas ferramentas aceitam plurais e termos truncados,as ferramentas de busca não precisa lembrar de endereço para realizar uma pesquisa.
Acreditamos que tanto os navegadores como as ferramentas de busca são de grande utilidades para a prática do dia a dia do professor.
Referências bibliográficas:surf-http:www.surf.com.br
google-http:// www.google.com.br
Portal do professore
Valdeci Teófilo Ribeiro-Tecnico em segurança do trabalho.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

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http://silviabenuava.blogspot.com/

Trabalhando com o laptop educacional


UCA AMAPA- UNIFAP
ESCOL ESTADUAL FONTE NOVA
TUTORA: EMÍLIA RANIERE
CURSITA: SILVIA BENUAVA
MÓDULO 02: WEB 2.0
PLANO DE AULA

 TEMA:LENDO E  ILUSTRANDO  O PERSONAGEN DA HISTÓRIA
Esta aula será trabalhada com a história da Dona Baratinha
OBJETIVO:
Envolver os alunos com o tema proposto,
Reescrever a história tendo um personagem como narrador
Trabalhar a focalização (ponto de vista do narrador) modalização (ponto de vista do personagem)
Discutir com os alunos aspectos que  vão ajudá-lo  à escrever seu próprio texto ou desenhar os personagens da história
DISCIPLINAS E CONTEÚDO ENVOLVIDOS:
                                           Língua Portuguesa: Gênero textual
Arte: Desenhar os personagens do Texto utilizando o laptop educacional.
Ciências: Classificação dos animais:Animais úteis, nocivos, domésticos, etc.
SÉRIE: 4ª série ou 5º ANO
TEMPO ESTIMADO: 5  AULAS
MATERIAL NECESSÁRIO: Xérox, reprodutor de imagens, laptop educacional, e outros.
DESENVOLVIMENTO:
O primeiro passo é familiarizar a turma com o tema através de texto para que os alunos criem um clima de curiosidade
- Será apresentada a história aos alunos através do reprodutor de imagens, neste caso o professor deverá ler para que todos possam integra-se  de forma mais compreensiva.
- Após esse momento os alunos deverão se instigados para o questionamento da história e o que o texto relata para os dias atuais.
- Após esse momento o professor entregará o laptop educacional, onde os alunos irão utilizar o aplicativo Tux paint para desenvolver a atividade, desenhado o personagens do texto.
- Utilizando o editor de texto o aluno poderá criar outro fim para a história ou o professor poderá solicitar que dramatizem a história.
AVALIAÇÃO;
O processo avaliativo ocorrerá de acordo com o desempenho dos alunos no decorrer da atividade.
Referências
WWW.novaescola.org.br/ junho / julho de 2009
GONÇALVES, Kelly Cláudia- Aprendendo com História-volume 2- 1º Período 
Os  endereços abaixo apresentam outras versões da história que poderão ser exploradas  de   acordo com o nível da turma.