terça-feira, 30 de agosto de 2011

Postagem ao mês no blog

UCA-Amapá
Escola Estadual Fonte Nova
Tutora: Emília Ranieri
Cursista: Neura Alfaia
Atividade 2: Postagem ao mês no blog
Módulo: 3
Disciplina: Lingua Portuguesa
Tema: Letras do alfabeto

          A aula dessa semana teve como objetivo principal a prática e a utilização correta da digitação e claro que também revisionar as letras do alfabeto.
         A aula teve início com a música das minhoquinhas, onde a mesma faz o aquecimento dos dedinhos e exercios de movimentação.
         Utilizando o aplicativo do edusys(digitação para crianças), foi explicada de que forma seriam utilizadas as  mãos e os dedos para a realização da atividade de digitação, como são crianças de iniciação escolar, tivemos que fazer o atendimento de um por um, pela dificuldade de localizar as letras e identificar o dedo corretamentte  indicado na tela.
         A aula foi bastante tranquila, apesar dessas dificuldades. Posso dizer que se tivermos mais tempo para praticar a digitação poderemos avançar mais e conseguiremos fazer a exploração de outros aplicativos do laptop.
        As crianças como sempre adoraram e já estão anciosos para  próxima aula com o laptop.



segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Postagem ao mês no Blog

UCA-Amapá
Escola Estadual Fonte Nova - Santana/AP
Tutora: Emilia Ranieri
Módulo 3: Postagem ao mês no blog
Professora Cursista: Adailes Aguiar Lima
Turma: 121
Disciplinas: Artes e Língua Portuguesa
Tema da aula: O Alfabeto

A aula teve como foco principal incentivar as crianças a utilizarem corretamente o teclado do laptop, além de apresentar o alfabeto de forma diferenciada, utilizando para tanto o aplicativo ferramenta de aprendizagem - praticar do edusys na realização da atividade.

Inicialmente foi cantada a música dos dedinhos com as crianças para que as mesmas pudessem exercitar todos os dedinhos das mãos. Logo após, foram entregues os laptops para os alunos, ratificando as instruções de ligar corretamente o recurso. Com os laptops ligados os alunos foram orientados a seguir os comandos para abrir o aplicativo e passaram a praticar a digitação utilizando os dez dedinhos.

É importante destacar que após alguns minutos de prática de digitação, muitas crianças reclamaram que estavam com os dedinhos cansados. Isso ocorre pelo fato de que eles fazem uso de somente um ou dois dedos ao utilizarem o laptop, assim foi ressaltado a importância de estar utilizando corretamente o teclado.

Após alguns minutos de prática as crianças utilizaram a ferramenta “pintura digital” para fazerem desenhos com tema livre.

No geral é possível considerar que a aula teve mais pontos positivos que negativos, pois as crianças gostaram, interagiram com o conteúdo e com o resurso e já estão aguardando, anciosos, a próxima aula. Todavia é importante destacar a dificuldade que as crianças tem de manusear o equipamento, o que é plenamente aceitável já que é uma novidade para a grande maioria dos alunos fazer uso de um laptop em sala de aula. É inecessário ter paciência e perseverança para que nossas crianças aprendam a dominar o laptop.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Novo final para história de Dona Baratinha



Projeto Uca - Amapá
Tutora: Emilia Raniere
Professora cursista: Silvia Benuava Brito dos Santos
Local da atividade: Escola Estadual Fonte Nova
Clientela: Alunos do 4ª série – Turma 411
Módulo 3- atividade 2.
Santana-AP: 22/08/2011.
Disciplina: Língua Portuguesa. Produção textual,
                   Ciências Tipos de animais e classificação,
                  
 Tema: Dona Baratinha e seu Ratão Final Feliz
Utilizando o editor de texto os alunos da 4ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Fonte Nova, tiveram a oportunidade de utilizar o laptop educacional em sua sala de aula, onde participaram de uma aula muito interessante, após a leitura do texto tiveram a oportunidade de criar um novo final para a história da D. Baratinha que muitos têm conhecimento do final trágico da história, logo depois os alunos foram instigados a refletir sobre o convívio de animais de diferente espécie e sua função no meio ambiente.
Veja algumas das criatividades dos alunos:

HISTÓRIA DA BARATINHA
ELA ESCOLHEU D.RATÃO PARA SE CASAR COM ELA.
ELE DISSE: -SIM EU QUERO ME CASAR COM VOCÊ.
ELA FICOU MUITO FELIZ, ELES FORAM A IGREJA O PADRE DISSE:
-DONA BARATINHA VOCÊ QUER SE CASAR COM D.RATÃO
DISSE D. BARTINHA: - EU QUERO ME CASAR COM VOCÊ.
AUTORA: GLICIA DA SILVA  LOUREIRO


XXXXX
DONA BARATINHA
DOMA BARATINHA CONHECEU O DOM RATÃO, DONA BARATINHA DISSE QUER CASAR COMIGO, D. RATÃO RESPONDEU SIM AÍ SE CASARAM E VIVERÃO FELIZES PARA SEMPRE.
AUTOR: FERNANDO BORGES AMARAL
DONA BARATA
D.RATÃO POR SER GULOSO VOLTOU PARA CASA, POIS QUERIA PROVAR DA FEIJOADA E SE DANOU A COMER QUE FICOU TÃO CHEIO QUE NÃO CONSEGUIU VOLTAR PARA A E ELE FICOU, DONA BARATINHA NÃO SE AGUENTAVA MAIS DE PREOCUPAÇÃO E LOGO PENSOU QUE TINHA SIDO ABANDONADA NO ALTAR.
TODOS OS CONVIDADOS RESOULVERÃO IR ATRAZ DO NOIV0, AO CHEGAREM LÁ VIRAM O ESTADO DE D. RATÃO QUE FICOU ENVERGONHADO E PEDIU MIL DESCULPAS PARA SUA NOIVA DONA BARATAINHA ,QUE DESCULPOU D RATÃO. OS DOIS RESOLVERAM CASAR ALI MESMO PERTO DO PANELÃO DE FEIJOADA E VIVERÃO FELIZES PARA SEMPRE.
AUTOR: MARCELO IGOR MACHADO
xxxx
DONA BARATINHA E SEU RATÃO
D, RATÃO VOLTOU PARA CASA E CORREU ATÉ A COZINHA PARA PEGAR A ALIANÇA .
D.RATÃO VOLTOU CORRENDO PARA A IGREJA ENTROU E DISSE: -CHEGUE! VAMOS COMEÇAR O CASAMENTO E ELES VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE.
AUTOR : RIAN OLIVEIRA DE LIMA.

  



Postagem ao mês no blog

UCA-Amapá
Escola Estadual Fonte Nova - Santana
Tutora: Emilia Ranieri
Módulo 3: Postagem ao mês no blog
Professor Cursista: Neura Alfaia             
Turma: 111 - 1°ano
Disciplinas: Artes e Matemática
Tema da aula: Formas e cores

        A 1ª aula realizada com a turminha 111 teve como objetivo principal o manuseio adequado do laptop e a utilização dos aplicativos do edusys na realização da atividade.
       Foram trabaladas primeiramente as formas geométricas e através de materiais concreto confeccionado de EVA. Os alunos poderam manusear as formas e através disso, foram criando figuras diversificadas. Em seguida, foram entrgue os laptops para cada aluno, onde receberam as instruções corretamente de como ligá-lo e como abrir o aplicativo.
        Os recursos que os alunos utilizaram na aula foram do aplicativo do edusys (pintura digital), onde os mesmos poderam criar seus desenhos utilizando as formas geométricas contidas no aplicativo, ainda poderam utilizar outras ferramentas que contém nesse mesmo aplicativo, como os carimbos, pincel para desenho livre, etc.
       Alguns alunos ainda teem receio de manusear o equipamento, pois muitos tem acesso a essatecnologia em suas casas. A novidade causou uma expectativa muito grande neles e já estão anciosos para a próxima aula.
       A aula teve pontos positivos com relação ao conteúdo, mas também teve seus  pontos negativos como o manuseio do equipamento. Agora temos que exercitar bastante e fazer com que a produtividade seja bastante considerável para a capacitação da turminha 111.