quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Projeto Pedagógico


E-PROINFO
CURSO:ProjetoUCA
TUTORA:Maria Emília Raniére
CURSISTA:Profª Titular:Roseane Castro, A.E.E: MªIzanete Alencar, Coord. Pedagógica: Delma Ferreira, TV-Escola: Dinalva Cruz.
MÓDULO:III ATIVIDADE: 2
PROJETO PEDAGÓGICO (flexibilidade para deficiência visual )
TEMA:Semana da Árvore
EIXOS TEMÁTICOS: Natureza e Sociedade, Identidade Autonomia, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita.
DISCIPLINAS:Ciências, Artes, Língua Portuguesa, Educação Religiosa.
Objetivos: * Inserir noções sobre o desenvolvimento sustentável,
*Valorização do meio ambiente, da vida no planeta e da melhoria da qualidade de vida, preparando as crianças para exercerem a cidadania a partir de valores e atitudes.
*Oportunizar o desenvolvimento das habilidades de iniciação a tecnologia digital.
*Produzir imagens e vídeos na ferramenta câmera e digitação de frases educativas de proteção às árvores utilizando o processador de texto e Tux Paint dos laptops.
Desenvolvimento:
Flexibilização: Orientação do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
1ª Etapa: Sala de aula: Roda de conversa. Iniciaremos as atividades no primeiro momento dialogando com as crianças sobre os lugares que as cercam. Estimulando-as a perceber como é o lugar onde vivem? Quem são as pessoas com quem convivem? E a natureza como um lugar maravilhoso que Deus nos deu e que necessita de cuidados especiais para a preservação da vida no planeta. Qual a importância da comemoração do dia alusivo da árvore?
2ª Etapa: TV escola: Exibição de um documentário referente ao tema.
3ª Etapa: Aula passeio: Passeio ao um sítio próximo a escola onde irão produzir imagens e registros de informações através dos laptops.
4ª Etapa: Sala de aula. Produção e organização das imagens e informações coletadas durante as etapas anteriores com confecção do mural e slogans que chamem a atenção de outras turmas para a questão da importância de aprenderem a cuidar melhor das nossas árvores.

Avaliação: será através da participação ativa no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas, verificando-se, no material produzido pelas crianças, há conexão entre o conteúdo e sugestões adequadas a conscientização e preservação das árvores.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CURSO: PROJETO UCA (Um Computador Por Aluno)
ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Domingos Valente Barreto.
MUNICÍPIO: Mazagão- AP.
TUTORA: Maria Emilia Raniéri
CURSISTAS: Irenice da Silva Monteiro (LIED) Márcio Lenno Figueiredo Nunes Turma: 321.
MODULO III: Atividade 2 (Planejamento de atividades).
Plano de atividades.
Escola Municipal Domingos Valente Barreto.
Turma: 321
Disciplina: Língua Portuguesa.
Título: Substantivos: Próprio e comum.
Objetivo: Identificar e diferenciar os substantivos próprios e comuns.
Metodologia: Aula explicativa e dialogada.
Conteúdo: Substantivo é a palavra que dá nome aos seres e todas as coisas.
Ex: carro, Juliana, Macapá, Brasil etc...
• Substantivo próprio: é aquele que designa um ser especifico determinado, individualizando-o como: nome de pessoas, cidades, país, continente etc.
Obs: Os substantivos próprios independentes de onde estão na frase, começam com a primeira letra maiúscula.
Ex: Maria viajou para São Paulo.
O menino morava em Mazagão, mas se mudou para Macapá.
Vou para a Argentina.
• Substantivo comum: É usado para dar nome as coisas, objetos e espécie.
Obs1: Os substantivos comuns são escritos com letras minúsculas, salvo quando iniciarem uma frase ou vivem logo após o ponto em seguida.
Ex: macaco, mesa, animal, homem, menino.
Exemplos em frase: O menino subiu na mesa.
Menina é atropelada em frente a escola.
Hoje, vamos ficar de jejum. Soco fazio não para em pé.
Obs2: Todos os substantivos que não são próprios são comuns.
Nessas aulas sobre substantivos, usamos vários recursos do laptop como:Ctr, fixa, sift, enter, espaço, mouse, backspace, tab, alt Gr, teclas de direção entre outros.
A minha avaliação dessas aulas é bastante positiva, meus alunos se interessaram pelos conteúdos trabalhados com os laptops, e mais uma vez alcancei meus objetivos. Na avaliação dos alunos, eles relataram que foi muito legal maravilhoso aprender e compreender que a era informática é de suma importância para o dia dia-a-dia do ser humano, e ficaram felizes de aprenderem algo novo em um computador que alguns nunca tinham tido essa grande oportunidade.

UCA: AMAPÁ

TUTORA: EMILIA RAMIERE:

CURSISTA: ROSIANE DIAS DE CASTRO

MÓDULO 2

ATIVIDADE: Trabalhando com os laptops na sala de aula

DISCIPLINA: CIÊNCIAS

TEMA: OS ANIMAIS AQUÁTICOS

TURMA: 111


OBJETIVO: levar os alunos a identificar e conhecer os diversos tipos de animais aquáticos e seus habitat, com ajuda do programa tux paint.

ESTRATÉGIA: mostrar os caminhos que levam até o programa tux paint, primeiro identificar os habitat dos diversos animais que tem no mesmo, e depois selecionar os animais aquáticos que estão juntos com outros animais. Contamos algumas musiquinhas sobre o peixinho e tivemos uma conversação sobre o assunto.

RECURSOS: usamos os laptops, o programa tux paint e a câmera digital.

AVALIAÇÃO: foi feita durante a aula, ou seja, avaliação diagnostica e pude notar a dificuldade dos alunos em clicar nos animais e arrastar para o espaço na tela.


uso do laptop em sala de aula



uso do laptop em sala de aula

CURSO PROJETO UCA
TUTORA: Maria Emília Raniérie
CURSISTAS: Prof. Titular: Raimundo Borges,

TV:Escola: Dinalva Cruz, Mª Raimunda Filha.
MODULO II: ATIVIDADE 3
SÉRIE – 2ª
TURMA – 211
Atividade Prática

Disciplinas:Ciências, Artes e Língua Portuguesa.

Tema: Animais domésticos

Objetivos:


  • Identificar os animais domésticos.

  • Oportunizar o desenvolvimento das habilidades de iniciação a tecnologia digital.

  • Desenvolver habilidades psico motora,

  • Produzir imagens, digitação de palavras através do programa TuxPaint.

    Metodologia: os alunos produzirão as atividades, utilizando os laptops através da ferramenta do programa TuxPaint.

    Avaliação: será através da participação ativa no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas.





uso do laptop em sala de aula



terça-feira, 27 de setembro de 2011

Encontro presencial na EMEF Domingos Valente, em Mazagão.

O Grupo de pesquisa do Projeto UCA, vem dando continuidade aos encontros presenciais nas escolas participantes do projeto UCA, como uma das ações de incentivo a formação dos profesores para utilização pedagógica dos laptops em sala de aula.




sexta-feira, 23 de setembro de 2011

uso do laptop em sala de aula


UCA-AMAPÁ
ESCOLA MUNICIPAL DOMINGOS VALENTE BARRETO
TUTORA:EMILIA RANIERE
MÓDULO:2
CURSISTA:AUNETE DE SOUSA ROSA
DISCIPLINA:GEOGRAFIA
ATIVIDADE:uso do laptops em sala de aula
    TEMA:TRÂNSITO
    Objetivos
  • Identificar os Sinais de trânsito
  • Oportunizar ao aluno o desenvolvimento do uso laptops pra que os mesmo aprendam a sinalização de trânsito através da ferramenta do (Tux paint),
  • Produzir imagens e digitação de palavras no qual o aluno desenvolva habilidades na coordenação motora,
    Metodologia:Será realizado atividades nos laptops fazendo uso da ferramenta Tux-Paint,onde todos criaram seus próprios desenhos.
Avaliação:
Será feito no final da aula conforme a participação dos alunos


uso do laptop em sala de aula


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

 
CURSO PROJETO UCA
TUTORA:
Maria Emília Raniérie
CURSISTA:
Jeremias da Silva Borges
MODULO II - ATIVIDADE 3
SÉRIE: 4ª
TURMA: 421

Atividade Prática
Disciplinas: História, Matemática e Artes.
Tema: Independência do Brasil
Objetivos:
# Desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ 7 de setembro”;
# Formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
# Reconhecer a Bandeira Nacional como símbolo da Pátria;
# Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
# Produzir o desenho da Bandeira Nacional e pintá-la utilizando o programa Tux Paint;
# Identificar as formas geométricas na Bandeira Nacional.
Metodologia:
Conversas e discussões sobre:
# O que é Pátria;
# O que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822;
# A figura de D.Pedro I;
# O símbolo da Pátria: a Bandeira;
# O grito da Independência;
# Pedir que o aluno faça o desenho da Bandeira Nacional utilizando as formas geométricas contidas no TuxPaint;
# Expor os desenhos dos alunos, para que apreciem seu próprio trabalho e dos colegas.
Avaliação:
# Será feita durante o desenvolvimento das atividades propostas.






E-PROINFO:

CURSO PROJETO UCA
TUTORA: Maria Emília Raniérie
CURSISTAS: Profº Titular Paulo Nunes, A.E.E: Mª Izanete Alencar, Coord. Pedagógica: Delma Ferreira.Coord.do LIED: Raimunda Vandecléia Rocha da Silva Fonseca
MODULO II ATIVIDADE 3
SÉRIE – 3ª
TURMA – 322

Atividade Prática

Disciplinas:Ciências, Artes e Língua Portuguesa.
Tema: Animais Vertebrados e Invertebrados
Objetivos:

* Identificar os animais vertebrados e invertebrados,

*Oportunizar o desenvolvimento das habilidades de iniciação a tecnologia digital.

*Desenvolver habilidades psico motora,

*Produzir imagens, digitação de palavras através do programa TuxPaint.
Metodologia: os alunos produzirão as atividades, utilizando os laptops através da ferramenta do programa TuxPaint.

Avaliação: será através da participação ativa no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas.


Uso do laptip em sala de aula





terça-feira, 20 de setembro de 2011

E-PROINFO:

CURSO PROJETO UCA
TUTORA: Maria Emília Raniérie
CURSISTAS: Profº Titular: Adelino Ferreira da Silva.
MODULO II ATIVIDADE 3
SÉRIE – 2ª
TURMA – 211

Atividade Prática

Disciplinas:Ciências, Artes e Língua Portuguesa.
Tema: Animais domésticos
Objetivos:

* Identificar os animais domésticos.

*Oportunizar o desenvolvimento das habilidades de iniciação a tecnogia digital.

*Desenvolver habilidades psico motora,

*Produzir imagens, digitação de palavras através do programa TuxPaint.
Metodologia: os alunos produzirão as atividades, utilizando os laptops através da ferramenta do programa TuxPaint.

Avaliação: será através da participação ativa no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas.








E-PROINFO:
CURSO PROJETO UCA
TUTORA: Maria Emília Raniérie
CURSISTAS: Profº Titular Paulo Nunes, A.E.E: Mª Izanete Alencar, Coord. Pedagógica: Delma Ferreira.
MODULO II ATIVIDADE 3
SÉRIE – 3ª
TURMA – 322

Atividade Prática
Disciplinas:Ciências, Artes e Língua Portuguesa.
Tema: Animais Vertbrados e Invertebrados
Objetivos:
* Identificar os animais vertebrados e invertebrados,
*Oportunizar o desenvolvimento das habilidades de iniciação a tecnogia digital.
*Desenvolver habilidades psico motora,
*Produzir imagens, digitação de palavras através do programa TuxPaint.
Metodologia: os alunos produzirão as atividades, utilizando os laptops através da ferramenta do programa TuxPaint.
Avaliação: será através da participação ativa no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas.






E-PROINFO:
CURSO PROJETO UCA
TUTORA: Maria Emília Raniérie
CURSISTAS: Profº Titular Paulo Nunes, A.E.E: Mª Izanete Alencar, Coord. Pedagógica: Delma Ferreira.
MODULO II ATIVIDADE 3
SÉRIE – 3ª
TURMA – 322

Atividade Prática
Disciplinas:Ciências, Artes e Língua Portuguesa.
Tema: Animais Vertbrados e Invertebrados
Objetivos:
* Identificar os animais vertebrados e invertebrados,
*Oportunizar o desenvolvimento das habilidades de iniciação a tecnogia digital.
*Desenvolver habilidades psico motora,
*Produzir imagens, digitação de palavras através do programa TuxPaint.
Metodologia: os alunos produzirão as atividades, utilizando os laptops através da ferramenta do programa TuxPaint.
Avaliação: será através da participação ativa no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas.







Trabalhando com laptop na sala de aula

E-PROINFO:
CURSO PROJETO UCA
TUTORA: Maria Emília Raniérie
CURSISTAS: Profº Titular Paulo Nunes, A.E.E: Mª Izanete Alencar, Coord. Pedagógica: Delma Ferreira.
MODULO II ATIVIDADE 3
SÉRIE – 3ª
TURMA – 322

Atividade Prática
Disciplinas:Ciências, Artes e Língua Portuguesa.
Tema: Animais Vertbrados e Invertebrados
Objetivos:
* Identificar os animais vertebrados e invertebrados,
*Oportunizar o desenvolvimento das habilidades de iniciação a tecnogia digital.
*Desenvolver habilidades psico motora,
*Produzir imagens, digitação de palavras através do programa TuxPaint.
Metodologia: os alunos produzirão as atividades, utilizando os laptops através da ferramenta do programa TuxPaint.
Avaliação: será através da participação ativa no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas.

FERRAMENTAS DE BUSCA

E-PROINFO: CURSO PROJETO UCA
TUTORA: Maria Emilia Raniéri

CURSISTA: Adelino Ferreira da Silva

MODULO II: Atividade 1

FERRAMENTAS DE BUSCA E NAVEGADORES DE INTERNET

Ferramentas de busca:
Crawler, spider ou robot: são programas de computador que percorrem os websites na Internet através de seus links para catalogar o conteúdo dos sites. Periodicamente os crawlers visitam os sites para catalogar novos links e conteúdos. Cada ferramenta de busca possui o seu crawler. Os mais conhecidos são o Googlebot (do Google), Inktomi Slurp (do Yahoo!) e o MSNBot (do MSN.com).
Índice (index): é o banco de dados onde são armazenadas as informações coletadas pelo crawler. Quando um usuário realiza uma pesquisa em uma página busca, ele estará consultando o índice da ferramenta de busca e não procurando diretamente na internet. Então sites que não forem indexadas no índice ou banidas não aparecem nos resultados da busca.
Interface de busca: interface gráfica pelo qual o usuário interage com a ferramenta de busca para efetuar suas buscas, ou seja, a página de busca propriamente dita.
Palavras-chave: são as palavras que o usuário digita na interface de busca para encontrar os sites relativos a um determinado assunto.
Cache: as ferramentas de busca possuem uma cópia do conteúdo de cada website em seu índice. Esta cópia é chamada de cache. As ferramentas de busca atualizam seu índice com visitas periódicas ao site, assim ele sempre será atualizado. Na maioria dos buscadores é possível ver o cache atual de uma página. No Google por exemplo, em um resultado de busca, basta clicar em Cache ao lado de um dos resultados para ver a versão do site que está no índice.

Spamming: é uso abusivo de técnicas de otimização que tornam uma página artificial voltada para a ferramenta de busca e não para o visitante da página. Atualmente essas ferramentas possuem algoritmos muito complexos que verificam o uso dessas técnicas. Esse artifício para enganar os buscadores é chamado de Black Hat SEO (chapéu preto) ao contrário das técnicas corretas para otimização de websites chamadas de White Hat SEO (chapéu branco). Sites que utilizam técnicas de Black Hat SEO podem ser penalizados com seu banimento dos resultados de busca.

Navegadores de Internet:
Os Navegadores Web, ou Web Browsers se comunicam geralmente com servidores Web (podendo hoje em dia se comunicar com vários tipos de servidor), usando principalmente o protocolo de transferência de hiper-texto HTTP para efetuar pedidos a ficheiros (ou arquivos, em portugues brasileiro), e processar respostas vindas do servidor. Estes ficheiros/arquivos, são por sua vez identificados por um URL.
O navegador, tem a capacidade de ler vários tipos de arquivo/ficheiros, sendo nativo o processamento dos mais comuns (HTML, XML, JPEG, GIF, PNG, etc.), e os restantes possíveis através de plugins (Flash, Java, etc.).
Os navegadores mais recentes têm a capacidade de trabalhar também com vários outros protocolos de transferência, como por exemplo FTP, HTTPS (uma versão criptografada via SSL do HTTP), etc.
A finalidade principal do navegador é fazer-se o pedido de um determinado conteúdo da Web, e providenciar a exibição do mesmo. Geralmente, quando o processamento do ficheiro não é possível através do mesmo, este apenas transfere o ficheiro localmente. Quando se trata de texto (Markup Language e/ou texto simples) e/ou imagens bitmaps, o navegador tenta exibir o conteúdo.
Os navegadores mais primitivos suportavam somente uma versão mais simples de HTML. O desenvolvimento rápido dos navegadores proprietários, porém, (veja As Guerras dos Navegadores) levou à criação de dialetos não-padronizados do HTML, causando problemas de interoperabilidade na Web. Navegadores mais modernos (tais como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera e Safari e o Chrome do Google) suportam versões padronizadas das linguagens HTML e XHTML (começando com o HTML 4.01), e mostram páginas de uma maneira uniforme através das plataformas em que rodam.


Alguns dos navegadores mais populares incluem componentes adicionais para suportar Usenet e correspondência de e-mail através dos protocolos NNTP e SMTP, IMAP e POP3 respectivamente
Web browser (em inglês), browser ou navegador de internet (jargão nascido dos próprios usuários - navegar) é um programa que permite a seus usuários a interagirem com documentos eletrônicos de hipertexto, como as páginas HTML e que estão armazenados em algum endereço eletrônico da internet (URL ou URI).








Trabalhando com leptop na sala de aula.

CURSO: PROJETO UCA (Um Computador Por Aluno)
ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Domingos Valente Barreto.

MUNICÍPIO: Mazagão- AP.

TUTORA: Maria Emilia Raniéri

CURSISTA: Irenice da Silva Monteiro.

MODULO II WEB: Atividade 3 (Trabalhando com o Laptop na sala de aula)


Plano de aula de geografia.

Tema: Os sinais de trânsito.

Objetivo: Trabalhar o assunto os sinais de trânsito tem como objetivo fazer com que o aluno possa identificar e reconhecer a importância destes elementos para a nossa segurança ao transitar pelas vias públicas.

Metodologia: As aulas serão ministradas de forma expositivas e lúdicas utilizando o laptop, com a ferramenta Tux paint usando o link carimbo onde podemos identificar alguns Sinais de trânsito.

Atividade.

Siga os passos para conhecer os sinais de trânsito.

1º passo: Utilize no laptop na ferramenta tux paint o link carimbo e cole os sinais de trânsito;

2º passo: Identifique o que cada um deles representa para a organização do trânsito.

3º passo: O que representam as cores do semáforo.

Vermelho:____________________

Amarelo: _____________________

Verde: _______________

4º Qual o sinal que deve ser colocado em frente da nossa escola.













E-PROINFO:

CURSO PROJETO UCA
TUTORA: Maria Emília Raniérie
CURSISTAS: Profº Titular: Raimundo Borges, TVEscola: Dinalva Cruz, Mª Raimunda Filha.
MODULO II ATIVIDADE 3
SÉRIE – 2ª
TURMA – 211

Atividade Prática

Disciplinas:Ciências, Artes e Língua Portuguesa.
Tema: Animais domésticos
Objetivos:

* Identificar os animais domésticos.

*Oportunizar o desenvolvimento das habilidades de iniciação a tecnogia digital.

*Desenvolver habilidades psico motora,

*Produzir imagens, digitação de palavras através do programa TuxPaint.
Metodologia: os alunos produzirão as atividades, utilizando os laptops através da ferramenta do programa TuxPaint.

Avaliação: será através da participação ativa no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas.



















FERRAMENTAS DE BUSCA

UCA-Amapa

Escola Municipal Domingos Valente Barreto

Tutoria Emilia Ranier

Modulo 2: Atividade

Cursista: Raimundo Borges da Cruz



Ferramentas de busca


Ao longo dos tempos a internet verm se destacando ao produzir grandes impactos em diferentes setores de trabalhos,no campo educacional em seu dia a dia que se fassa crescer a demanda pelos sistemas que suporte a forma de educaçao on-line,uma vez que ela nos da oportunidade para utilizarmos navegadores com recursos educacionais que nos ajudam a pratica pedagogica do dia a dia em sala de aula com os alunos.

O professor deve esta preparado para trabalhar com os alunos ou seja saber os caminhos por onde fazer pesquisas para aplicar sua pratica de ensino em sua escola.

Tambem podemos usar a ferramenta de busca nos programas ou site especializados em localizar e descrever informaçaos na internet ou orientadas pelos texto ora digitado ou solicitado.


sábado, 17 de setembro de 2011

Ferramenta de busca

CURSO: PROJETO UCA (Um Computador Por Aluno)
ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Domingos Valente Barreto.
MUNICÍPIO: Mazagão- AP.
TUTORA: Maria Emilia Raniéri
CURSISTA: Irenice da Silva Monteiro.
MODULO II: Atividade 1 (Ferramentas de busca)
Ferramentas de Busca
Nos dias atuais a utilização da internet se tornou imprescindível para as atividades escolares entre outras atividades do nosso cotidiano. Para tanto, recorremos com freqüência as ferramentas de buscas que nos possibilitam o acesso rápido a todos os tipos de informação que necessitamos para navegar na web. Mas o que é uma ferramenta de busca? De que forma elas podem nos auxiliar? Quais são mais utilizadas? Para obter estas respostas recorri a internet e pude observar que:
Uma Ferramenta de Busca é um instrumento de pesquisa na web através de palavras-chave ou categorias, orientadas por texto. É um website que lista páginas da web que equivalem aos caracteres escolhidos. Esses sites são armazenados em um sistema computacional, como a 'World Wide Web', ou um computador pessoal. As ferramentas de busca são muito úteis porque uma pessoa, agora, não precisa lembrar o endereço de um site para procurá-lo. As pessoas precisam dessas ferramentas pela mesma razão que elas precisam de um catálago em uma biblioteca. As ferramentas de busca, porém, ajudam a encontrar informações mais específicas. Quando um indivíduo digita duas palavras, por exemplo, a Ferramenta de Busca mostrará geralmente uma longa listagem de sites que contém esses caracteres. Cada Ferramenta de Busca trabalha de um modo diferente. Algumas delas aceitam plurais e ajuste de termos truncados. Neste caso, uma procura por "bike" incluiria "bikes", "bicicleta" e "bicicletas". A melhor forma de saber como uma Ferramenta de Busca específica trabalha é procurar por suas páginas de ajuda e ver o que pode ser usado para alcançar os resultados desejados e ter uma pesquisa bem-sucedida.
As Ferramentas de Busca usam programas de software conhecidos como 'spiders', 'crawlers' ou 'robots' - que automaticamente seguem hyperlynks de um documento ao próximo em toda a Web. Quando ele descobre uma nova página, manda a informação de volta ao site principal para incluí-la. O Google é uma das Ferramentas de Busca mais famosas. O AltaVista costumava ser o favorito dos pesquisadores da Web anos atrás, mas também perdeu popularidade para o Google. Uma pessoa também pode encontrar Ferramentas de Busca específicas na Web, as quais cobrem tipos particulares de informação ou focam em uma audiência especial, como o www.yahooligans.com, para crianças. Para encontrar uma pessoa, endereços de e-mail, uma empresa online de alguém ou números de telefone, há Ferramentas de Busca em Diretório, freqüentemente conhecidas como "páginas brancas", mas elas não são tão confiáveis, porque nem todos os usuários da internet listaram a si mesmos neste serviço. Há também os Diretórios da Web, que organizam e listam websites por categoria ou localização, como o Yahoo! e o Lycos. Cada Ferramenta de Busca tem pontos fortes diferentes. Por esta razão, o usuário tem de pensar sobre que tipo de informação ele quer e, então, usar a ferramenta que melhor se adéqua ao trabalho a ser feito. Diante do exposto é perceptível as enormes facilidades que são propiciadas pelas ferramentas de busca, elas nos oferecem oportunidades de encontramos com facilidade e rapidez, assuntos diversos aos quais necessitamos no mundo moderno.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Feramentas de Busca


E-PROINFO
CURSO PROJETO UCA
TUTORA: MARIA EMILÍA RANIÉRI
CURSISTA: MARIA IZANETE L. M. DE ALENCAR
MÓDULO II : ATIVIDADE I




FERRAMENTES DE BUSCA E NAVEGADORES DE INTERNET

As ferramentas de busca, em linhas gerais,são mecanismos que varrem a internet procurando páginas que contenham as palavras-chave indicadas pelo usuário. Uma das ferramentas mais populares é a do Google. Além de páginas, é possível localizar imagens, mapas, artigos científicos, e dentre outras possibilidades que podem ser exploradas.
Muitos dos mecanismos de busca possibilitam delimitar melhor a pesquisa, definido por exemplo,um amplo conjunto de palavras ou expressões que podem estar contidos ou não nos resultados ,os formatos dos arquivos desejados como retorno,o domínio em que quer, porém uma delimitação excessiva pode acabar por não apresentar resultados.
Fazendo uso com frequência das ferramentas de busca, a tendência è que seus usuários apropriem-se nos recursos disponíveis e localizem informações úteis de forma mais eficiente e na educação estas informações são importantes pelo fatos de estarmos sempre em busca de novo zrecursos que facilite o nosso fazer pedagógico.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ferramentas de Busca e Navegadores de Internet

E-PROINFO: CURSO PROJETO UCA
TUTORA: Maria Emilia Raniéri


CURSISTA: Delma Ferreira da Silva


MODULO II: Atividade 1




FERRAMENTAS DE BUSCA E NAVEGADORES DE INTERNET




Ferramentas de busca:
Crawler, spider ou robot: são programas de computador que percorrem os websites na Internet através de seus links para catalogar o conteúdo dos sites. Periodicamente os crawlers visitam os sites para catalogar novos links e conteúdos. Cada ferramenta de busca possui o seu crawler. Os mais conhecidos são o Googlebot (do Google), Inktomi Slurp (do Yahoo!) e o MSNBot (do MSN.com).
Índice (index): é o banco de dados onde são armazenadas as informações coletadas pelo crawler. Quando um usuário realiza uma pesquisa em uma página busca, ele estará consultando o índice da ferramenta de busca e não procurando diretamente na internet. Então sites que não forem indexadas no índice ou banidas não aparecem nos resultados da busca.
Interface de busca: interface gráfica pelo qual o usuário interage com a ferramenta de busca para efetuar suas buscas, ou seja, a página de busca propriamente dita.
Palavras-chave: são as palavras que o usuário digita na interface de busca para encontrar os sites relativos a um determinado assunto.
Cache: as ferramentas de busca possuem uma cópia do conteúdo de cada website em seu índice. Esta cópia é chamada de cache. As ferramentas de busca atualizam seu índice com visitas periódicas ao site, assim ele sempre será atualizado. Na maioria dos buscadores é possível ver o cache atual de uma página. No Google por exemplo, em um resultado de busca, basta clicar em Cache ao lado de um dos resultados para ver a versão do site que está no índice.

Spamming: é uso abusivo de técnicas de otimização que tornam uma página artificial voltada para a ferramenta de busca e não para o visitante da página. Atualmente essas ferramentas possuem algoritmos muito complexos que verificam o uso dessas técnicas. Esse artifício para enganar os buscadores é chamado de Black Hat SEO (chapéu preto) ao contrário das técnicas corretas para otimização de websites chamadas de White Hat SEO (chapéu branco). Sites que utilizam técnicas de Black Hat SEO podem ser penalizados com seu banimento dos resultados de busca.

Navegadores de Internet:
Os Navegadores Web, ou Web Browsers se comunicam geralmente com servidores Web (podendo hoje em dia se comunicar com vários tipos de servidor), usando principalmente o protocolo de transferência de hiper-texto HTTP para efetuar pedidos a ficheiros (ou arquivos, em portugues brasileiro), e processar respostas vindas do servidor. Estes ficheiros/arquivos, são por sua vez identificados por um URL.
O navegador, tem a capacidade de ler vários tipos de arquivo/ficheiros, sendo nativo o processamento dos mais comuns (HTML, XML, JPEG, GIF, PNG, etc.), e os restantes possíveis através de plugins (Flash, Java, etc.).
Os navegadores mais recentes têm a capacidade de trabalhar também com vários outros protocolos de transferência, como por exemplo FTP, HTTPS (uma versão criptografada via SSL do HTTP), etc.
A finalidade principal do navegador é fazer-se o pedido de um determinado conteúdo da Web, e providenciar a exibição do mesmo. Geralmente, quando o processamento do ficheiro não é possível através do mesmo, este apenas transfere o ficheiro localmente. Quando se trata de texto (Markup Language e/ou texto simples) e/ou imagens bitmaps, o navegador tenta exibir o conteúdo.
Os navegadores mais primitivos suportavam somente uma versão mais simples de HTML. O desenvolvimento rápido dos navegadores proprietários, porém, (veja As Guerras dos Navegadores) levou à criação de dialetos não-padronizados do HTML, causando problemas de interoperabilidade na Web. Navegadores mais modernos (tais como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera e Safari e o Chrome do Google) suportam versões padronizadas das linguagens HTML e XHTML (começando com o HTML 4.01), e mostram páginas de uma maneira uniforme através das plataformas em que rodam.



Alguns dos navegadores mais populares incluem componentes adicionais para suportar Usenet e correspondência de e-mail através dos protocolos NNTP e SMTP, IMAP e POP3 respectivamente
Web browser (em inglês), browser ou navegador de internet (jargão nascido dos próprios usuários - navegar) é um programa que permite a seus usuários a interagirem com documentos eletrônicos de hipertexto, como as páginas HTML e que estão armazenados em algum endereço eletrônico da internet (URL ou URI).