segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Plano de Aula


CURSO: PROJETO UCA (Um Computador Por Aluno)
ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Domingos Valente Barreto.
MUNICÍPIO: Mazagão- AP.
TUTORA: Maria Emilia Raniéri
CURSISTA: Irenice da Silva Monteiro. (LIED) Márcio Lenno Figueiredo Nunes. Turma:321
MODULO III: Atividade 2 (Planejamento de atividades).
Tema:Postagem ao mês no blog
Plano de atividades.
Escola Municipal Domingos Valente Barreto.
Turma: 321
Disciplina: Língua Portuguesa.
Título: Substantivos: Próprio e comum.
Objetivo: Identificar e diferenciar os substantivos próprios e comuns.
Metodologia: Aula explicativa e dialogada.
Conteúdo: Substantivo é a palavra que dá nome aos seres e todas as coisas.
Ex: carro, Juliana, Macapá, Brasil etc...
  • Substantivo próprio: é aquele que designa um ser especifico determinado, individualizando-o como: nome de pessoas, cidades, país, continente etc.
Obs: Os substantivos próprios independentes de onde estão na frase, começam com a primeira letra maiúscula.
Ex: Maria viajou para São Paulo.
O menino morava em Mazagão, mas se mudou para Macapá.
Vou para a Argentina.
  • Substantivo comum: É usado para dar nome as coisas, objetos e espécie.
Obs1: Os substantivos comuns são escritos com letras minúsculas, salvo quando iniciarem uma frase ou vivem logo após o ponto em seguida.
Ex: macaco, mesa, animal, homem, menino.
Exemplos em frase: O menino subiu na mesa.
Menina é atropelada em frente a escola.
Hoje, vamos ficar de jejum. Saco vazio não para em pé.
Obs2: Todos os substantivos que não são próprios são comuns.
Nessas aulas sobre substantivos, usamos vários recursos do laptop como:Ctr, fixa, sift, enter, espaço, mouse, backspace, tab, alt Gr, teclas de direção entre outros.
A avaliação dessas aulas foi bastante positiva,os alunos interessaram-se bastante pelo uso dos laptops uma vez que oferece varias atividades com conteúdos que se pode trabalhar todas as disciplinas, e assim ter uma aprendizagem significativa.
Foi feito uma avaliação também com os alunos para saber como eles estão aceitando o uso desse recurso em sala de aula,é gratificante saber que todos estão tendo um interesse muito grande em utilizar os laptops pois todos passaram a ser mais participativos durante as aulas e mais presente na escola.



planejamento de atividade



E-PROINFO

CURSO:ProjetoUCA

TUTORA:Maria Emília Raniére

CURSISTA:Profªs Titulares:Roseane Castro e Aunete Rosa, A.E.E: MªIzanete Alencar, Coord.

Pedagógica: Delma Ferreira, TV-Escola: Dinalva Cruz.

ANO: 2º

TURMAS: 111 e 112

MÓDULO:III ATIVIDADE: 2

PROJETO PEDAGÓGICO (flexibilidade para deficiência visual )

TEMA:Semana da Árvore

EIXOS TEMÁTICOS: Natureza e Sociedade, Identidade Autonomia, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita.

DISCIPLINAS:Ciências, Artes, Língua Portuguesa, Educação Religiosa.

Objetivos: * Inserir noções sobre o desenvolvimento sustentável,

*Valorização do meio ambiente, da vida no planeta e da melhoria da qualidade de vida, preparando as crianças para exercerem a cidadania a partir de valores e atitudes.

*Oportunizar o desenvolvimento das habilidades de iniciação a tecnologia digital.

*Produzir imagens e vídeos na ferramenta câmera e digitação de frases educativas de proteção às árvores utilizando o processador de texto e Tux Paint dos laptops.

Desenvolvimento:

Flexibilização: Orientação do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

1ª Etapa: Sala de aula: Roda de conversa. Iniciaremos as atividades no primeiro momento dialogando com as crianças sobre os lugares que as cercam. Estimulando-as a perceber como é o lugar onde vivem? Quem são as pessoas com quem convivem? E a natureza como um lugar maravilhoso que Deus nos deu e que necessita de cuidados especiais para a preservação da vida no planeta. Qual a importância da comemoração do dia alusivo da árvore?

2ª Etapa: TV escola: Exibição de um documentário referente ao tema.

3ª Etapa: Aula passeio: Passeio ao um sítio próximo a escola onde irão produzir imagens e registros de informações através dos laptops.

4ª Etapa: Sala de aula. Produção e organização das imagens e informações coletadas durante as etapas anteriores com confecção do mural e slogans que chamem a atenção de outras turmas para a questão da importância de aprenderem a cuidar melhor das nossas árvores.

Avaliação: será através da participação ativa no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas, verificando-se, no material produzido pelas crianças, há conexão entre o conteúdo e sugestões adequadas a conscientização e preservação das árvores.