sexta-feira, 8 de julho de 2011

FERRAMENTAS DE BUSCA


UCA-AMAPÁ
ESCOLA MUNICIPAL DOMINGOS VALENTE BARRETO
CURSISTA: PAULO ANTONIO NUNES PINTO
TUTORA:EMÍLIA RANIERE CARDOSO
MÓDULO:II
TEMA: FERRAMENTAS DE BUSCA

A internet propiciou uma inovação educacional e nós da a oportunidade de utilizar vários tipos de navegadores com recursos educacionais. O mais conhecido e utilizado browser é o IE Internet Explorer da MS que está na sua versão 8, com um design também renovado e bem diferente da versão anterior.O Explore 7 é um navegados com abas que pode com uma só janela aberta do browser utilizar várias abas onde em cada uma delas se pode entrar em um site diferentes.
O konqueror é um gerenciador de pastas,bastante interessante e de fácil acesso.
O Chrome da Google é um navegador que não possui barras de ferramentas e por sua aparente capacidade de trabalhar melhor com java script,algo que a google usa em alguns de seus aplicativos.Para navegar na internet você precisa de um browser, que é um software específico para esse fim. Um dos mais conhecidos browsers é o Netscape que ainda está com muito fôlego com sua nova versão 9, e um visual muito agradável.
O FireFox, o Opera e o Netscape, tem uma função muito útil que foi incorporado no IE Internet Explorer 7, que é a navegação em abas. Com esse recurso você pode com uma só janela aberta do browser, utilizar várias abas onde em cada uma delas você entrará em um site diferente.
O FireFox 3.6 da Mozilla, está crescendo bastante entre os internautas e tomando uma grande fatia do mercado, conferindo a este browser a segunda posição no número de usuários.
Há outros navegadores menos conhecidos do grande público mas também são bastante eficientes como é o caso do Opera 10.62 da Opera software e o Safari 5 da Apple que já possui a sua versão para Windows.
Já ferramentas para busca existem hoje centenas de informações nas cerca de um bilhão de páginas HTML que se estimam existir na Web. As peculiaridades destas ferramentas influenciam no tipo, número e qualidade dos recursos recuperados através delas.
Os termos ferramentas de busca, motores de busca, motores de pesquisa, buscadores ou em inglês Search Engines nada mais são que serviços de buscas na internet. São os fa-mosos sites de busca que os usuários usam como Google, Yahoo, MSN, Cadê, etc,ou seja, é um instrumento de pesquisa na Web através de palavras -chaves ou categorias orien- tadas por textos,cada ferramenta tem sua peculiaridades,Algumas dessas ferramentas aceitam plurais e termos truncados,as ferramentas de busca não precisa lembrar de endereço para realizar uma pesquisa.
As Ferramentas de Busca usam programas de software conhecidos como 'spiders', 'crawlers' ou 'robots' - que automaticamente seguem hyperlynks de um documento ao próximo em toda a Web. Quando ele descobre uma nova página, manda a informação de volta ao site principal para incluí-la. O Google é uma das Ferramentas de Busca mais famosas. O AltaVista costumava ser o favorito dos pesquisadores da Web anos atrás, mas também perdeu popularidade para o Google. Uma pessoa também pode encontrar Ferramentas de Busca específicas na Web, as quais cobrem tipos particulares de informação.
Para encontrar uma pessoa, endereços de e-mail, uma empresa online de alguém ou números de telefone, há Ferramentas de Busca em Diretório, freqüentemente conhecidas como "páginas brancas", mas elas não são tão confiáveis, porque nem todos os usuários da internet listaram a si mesmos neste serviço. Há também os Diretórios da Web, que organizam e listam websites por categoria ou localização, como o Yahoo! e o Lycos. Cada Ferramenta de Busca tem pontos fortes diferentes. Por esta razão, o usuário tem de pensar sobre que tipo de informação ele quer e, então, usar a ferramenta que melhor se adequa ao trabalho a ser feito.
Portando os navegadores e as ferramentas de busca são um instrumento facilitador e otimizador para o uso da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário