segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Plano de Aula


CURSO: PROJETO UCA (Um Computador Por Aluno)
ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Domingos Valente Barreto.
MUNICÍPIO: Mazagão- AP.
TUTORA: Maria Emilia Raniéri
CURSISTA: Irenice da Silva Monteiro. (LIED) Márcio Lenno Figueiredo Nunes. Turma:321
MODULO III: Atividade 2 (Planejamento de atividades).
Tema:Postagem ao mês no blog
Plano de atividades.
Escola Municipal Domingos Valente Barreto.
Turma: 321
Disciplina: Língua Portuguesa.
Título: Substantivos: Próprio e comum.
Objetivo: Identificar e diferenciar os substantivos próprios e comuns.
Metodologia: Aula explicativa e dialogada.
Conteúdo: Substantivo é a palavra que dá nome aos seres e todas as coisas.
Ex: carro, Juliana, Macapá, Brasil etc...
  • Substantivo próprio: é aquele que designa um ser especifico determinado, individualizando-o como: nome de pessoas, cidades, país, continente etc.
Obs: Os substantivos próprios independentes de onde estão na frase, começam com a primeira letra maiúscula.
Ex: Maria viajou para São Paulo.
O menino morava em Mazagão, mas se mudou para Macapá.
Vou para a Argentina.
  • Substantivo comum: É usado para dar nome as coisas, objetos e espécie.
Obs1: Os substantivos comuns são escritos com letras minúsculas, salvo quando iniciarem uma frase ou vivem logo após o ponto em seguida.
Ex: macaco, mesa, animal, homem, menino.
Exemplos em frase: O menino subiu na mesa.
Menina é atropelada em frente a escola.
Hoje, vamos ficar de jejum. Saco vazio não para em pé.
Obs2: Todos os substantivos que não são próprios são comuns.
Nessas aulas sobre substantivos, usamos vários recursos do laptop como:Ctr, fixa, sift, enter, espaço, mouse, backspace, tab, alt Gr, teclas de direção entre outros.
A avaliação dessas aulas foi bastante positiva,os alunos interessaram-se bastante pelo uso dos laptops uma vez que oferece varias atividades com conteúdos que se pode trabalhar todas as disciplinas, e assim ter uma aprendizagem significativa.
Foi feito uma avaliação também com os alunos para saber como eles estão aceitando o uso desse recurso em sala de aula,é gratificante saber que todos estão tendo um interesse muito grande em utilizar os laptops pois todos passaram a ser mais participativos durante as aulas e mais presente na escola.

Um comentário:

  1. Chamo atenção de vocês, ao elaborarem os planos de aula, que considerem formas de integração do laptop como uma tecnologia que pode ser agregada a outros recursos utilizados em sala de aula. Neste caso observ-se que o enfoque dado, foi para ao ensino da tecnologia.

    ResponderExcluir