UCA - AMAPÁ
CURSO: FORMAÇÃO AMAPÁ
ENTIDADE: UCA - USP
MÓDULO: UCA - UNIFAP: E.E. FONTE NOVA
TUTORA: EMILIA RANIERE
CURSISTAS: ADAÍLES AGUIAR E SILVIA BENUAVA
PÚBLICO-ALVO: 4ª Série
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa e Artes.
OBJETIVOS:
GERAL:
- Reconhecer a importância do uso do laptop educacional como recurso inovador na aprendizagem em sala de aula.
ESPECÍFICOS:
- Despertar no aluno a consciência da necessidade de estar integrado com o avanço tecnológico, possibilitando ao aluno o contato com o laptop educacional como forma de desenvolver novas habilidades.
- Estimular a produção de texto através da utilização do kword e da câmera.
ETAPAS:
1ª: Conversa informal sobre as novas tecnologias utilizadas no ambiente escolar. Apresentação do laptop educacional onde os alunos apreenderão, primeiramente, a ligar e desligar o laptop. Em seguida os alunos conhecerão alguns dos plicativos.
2ª: Os alunos utilizarão a câmera desktop para capturar sua imagem.
3ª: Após a captura da imagem, os alunos trocarão de laptop e por meio do kword produzirão um pequeno texto descrevendo o colega.
4ª: Nesse momento os alunos farão a leitura dos textos produzidos.
RECURSOS:
Laptop Educacional, alunos e professores.
AVALIAÇÃO:
No decorrer da aula, observando a participação, integração e compreensão dos alunos.
BIBLIOGRAFIA: Portal do Professor.
CURSO: FORMAÇÃO AMAPÁ
ENTIDADE: UCA - USP
MÓDULO: UCA - UNIFAP: E.E. FONTE NOVA
TUTORA: EMILIA RANIERE
CURSISTAS: ADAÍLES AGUIAR E SILVIA BENUAVA
PLANO DE AULA
TEMA: CONHECENDO O LAPTOP EDUCACIONALPÚBLICO-ALVO: 4ª Série
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa e Artes.
OBJETIVOS:
GERAL:
- Reconhecer a importância do uso do laptop educacional como recurso inovador na aprendizagem em sala de aula.
ESPECÍFICOS:
- Despertar no aluno a consciência da necessidade de estar integrado com o avanço tecnológico, possibilitando ao aluno o contato com o laptop educacional como forma de desenvolver novas habilidades.
- Estimular a produção de texto através da utilização do kword e da câmera.
ETAPAS:
1ª: Conversa informal sobre as novas tecnologias utilizadas no ambiente escolar. Apresentação do laptop educacional onde os alunos apreenderão, primeiramente, a ligar e desligar o laptop. Em seguida os alunos conhecerão alguns dos plicativos.
2ª: Os alunos utilizarão a câmera desktop para capturar sua imagem.
3ª: Após a captura da imagem, os alunos trocarão de laptop e por meio do kword produzirão um pequeno texto descrevendo o colega.
4ª: Nesse momento os alunos farão a leitura dos textos produzidos.
RECURSOS:
Laptop Educacional, alunos e professores.
AVALIAÇÃO:
No decorrer da aula, observando a participação, integração e compreensão dos alunos.
BIBLIOGRAFIA: Portal do Professor.
Parabens meninas!
ResponderExcluirPlano claro e conciso, tenho apenas uma observação em relação a disciplina Artes, poderia ser evidenciado no plano, que conte´udos serão trabalhados na mesma.
Abraços!
PROJETO UCA
ResponderExcluirATIVIDADE 2
PLANO DE AULA
Planejamento de uma atividade usando um dos programas ou software do leptop.
Aluna Irenice da Silva Monteiro.
Tutor: Maria Emília Cardoso Raniére
Tema: Aprendendo as formas geométricas.
I- Nível/Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental.
II- Público alvo: alunos de 2ª Série
III- Disciplinas:
Matemática: diferentes formas geométricas dos objetos.
Artes- desenhos e cores.
Língua Portuguesa: produção de pequenos textos.
IV- Objetivo Geral: Estimular os alunos a aprender as formas geométrica de maneira clara, simples e divertida, utilizando o softwere TUX PAINT.
V- Objetivos de aprendizagem:
1- Proporcionar aos educandos um momento agradável e divertido na aprendizagem da Matemática;
2- Promover uma aprendizagem de qualidade utilizando o laptop do Projeto UCA.
3- desenvolver a criatividade do aluno para produzirem objetos com as formas geométricas diversas aplicando ao seu cotidiano;
4- Incentivar a produção de pequenos textos que aliados aos desenhos produzidos pelos alunos serão expostos em varal no páteo da escola.
VI- Etapas das atividades:
1º momento- A professora apresentará aos alunos diversos objetos como: bola, funil, copos, dado, caixa de sabão em pó, pasta com elástico, lápis, borracha, lata de leite etc... e fará a demonstração das diversas formas geométricas destes objetos.
2º momento- a professora disponibilizará aos alunos o laptop acessando o softwere TUX PAINT, onde os mesmo utilizarão esse recurso para construirem diversos desenhos nas mais variadas formas e tamanhos utilizando os recursos de preenchimento de cores.
3º momento - os alunos irão produzir pequenos textos de acordo com os desenhos por eles produzidos.
4º momento- o material produzido será impresso e exposto no páteo da escola em um varal para a socialização das respctivas produções dos alunos.
VII- Tecnologias e mídias a serem utilizadas:
- Laptop educacional, papel A4, barbante, cliper, impressora, objetos com diferentes formas.
VIII- Competencias e conhecimentos prévios dos alunos necessários para participarem da atividade.
- Conhecer como utilizar a ferramneta disponível (Laptop) ;
- Saber diferenciar tamanhos, forma objetos e cores dos objetos;
- Desenvolver a leitura e a escrita de pequenos textos.
IX- Avaliação
- Será observado a participação e o interesse do aluno na produção da atividade;
- A produção do trabalho desenvolvido verificando as dificuldade e facilidade na maneira de aprender;
- Verificar o desenvolvimento do aluno de forma individual e coletiva.