segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Plano de Aula - EE Fonte Nova

UCA - AMAPÁ
CURSO: FORMAÇÃO AMAPÁ
ENTIDADE: UCA - USP
MÓDULO: UCA - UNIFAP: E.E. FONTE NOVA
TUTORA: EMILIA RANIERE
CURSISTAS: ADAÍLES AGUIAR E SILVIA BENUAVA
PLANO DE AULA
TEMA: CONHECENDO O LAPTOP EDUCACIONAL
PÚBLICO-ALVO: 4ª Série
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa e Artes.
OBJETIVOS:
GERAL:
- Reconhecer a importância do uso do laptop educacional como recurso inovador na aprendizagem em sala de aula.
ESPECÍFICOS:
- Despertar no aluno a consciência da necessidade de estar integrado com o avanço tecnológico, possibilitando ao aluno o contato com o laptop educacional como forma de desenvolver novas habilidades.
- Estimular a produção de texto através da utilização do kword e da câmera.
ETAPAS:
1ª: Conversa informal sobre as novas tecnologias utilizadas no ambiente escolar. Apresentação do laptop educacional onde os alunos apreenderão, primeiramente, a ligar e desligar o laptop. Em seguida os alunos conhecerão alguns dos plicativos.
2ª: Os alunos utilizarão a câmera desktop para capturar sua imagem.
3ª: Após a captura da imagem, os alunos trocarão de laptop e por meio do kword produzirão um pequeno texto descrevendo o colega.
4ª: Nesse momento os alunos farão a leitura dos textos produzidos.
RECURSOS:
Laptop Educacional, alunos e professores.
AVALIAÇÃO:
No decorrer da aula, observando a participação, integração e compreensão dos alunos.
BIBLIOGRAFIA: Portal do Professor.

2 comentários:

  1. Parabens meninas!

    Plano claro e conciso, tenho apenas uma observação em relação a disciplina Artes, poderia ser evidenciado no plano, que conte´udos serão trabalhados na mesma.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. PROJETO UCA

    ATIVIDADE 2

    PLANO DE AULA
    Planejamento de uma atividade usando um dos programas ou software do leptop.
    Aluna Irenice da Silva Monteiro.
    Tutor: Maria Emília Cardoso Raniére

    Tema: Aprendendo as formas geométricas.

    I- Nível/Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental.

    II- Público alvo: alunos de 2ª Série

    III- Disciplinas:
    Matemática: diferentes formas geométricas dos objetos.
    Artes- desenhos e cores.
    Língua Portuguesa: produção de pequenos textos.

    IV- Objetivo Geral: Estimular os alunos a aprender as formas geométrica de maneira clara, simples e divertida, utilizando o softwere TUX PAINT.

    V- Objetivos de aprendizagem:
    1- Proporcionar aos educandos um momento agradável e divertido na aprendizagem da Matemática;
    2- Promover uma aprendizagem de qualidade utilizando o laptop do Projeto UCA.
    3- desenvolver a criatividade do aluno para produzirem objetos com as formas geométricas diversas aplicando ao seu cotidiano;
    4- Incentivar a produção de pequenos textos que aliados aos desenhos produzidos pelos alunos serão expostos em varal no páteo da escola.

    VI- Etapas das atividades:
    1º momento- A professora apresentará aos alunos diversos objetos como: bola, funil, copos, dado, caixa de sabão em pó, pasta com elástico, lápis, borracha, lata de leite etc... e fará a demonstração das diversas formas geométricas destes objetos.
    2º momento- a professora disponibilizará aos alunos o laptop acessando o softwere TUX PAINT, onde os mesmo utilizarão esse recurso para construirem diversos desenhos nas mais variadas formas e tamanhos utilizando os recursos de preenchimento de cores.
    3º momento - os alunos irão produzir pequenos textos de acordo com os desenhos por eles produzidos.
    4º momento- o material produzido será impresso e exposto no páteo da escola em um varal para a socialização das respctivas produções dos alunos.

    VII- Tecnologias e mídias a serem utilizadas:
    - Laptop educacional, papel A4, barbante, cliper, impressora, objetos com diferentes formas.

    VIII- Competencias e conhecimentos prévios dos alunos necessários para participarem da atividade.
    - Conhecer como utilizar a ferramneta disponível (Laptop) ;
    - Saber diferenciar tamanhos, forma objetos e cores dos objetos;
    - Desenvolver a leitura e a escrita de pequenos textos.

    IX- Avaliação
    - Será observado a participação e o interesse do aluno na produção da atividade;
    - A produção do trabalho desenvolvido verificando as dificuldade e facilidade na maneira de aprender;
    - Verificar o desenvolvimento do aluno de forma individual e coletiva.

    ResponderExcluir