ESCOLA ESTADUAL FONTE NOVA
CURSISTA:MARIA RAIMUNDA CORREA CARDOSO
TUTORA:EMÍLIA RANIERE CARDOSO
MÓDULO:O1
PLANO DE AULA
tema:Água
Publico alvo: alunos 4ª sérieDISCIPLINAS ENVOLVIDAS: PORTUGUÊS,CIÊNCIAS,ARTES
2 – Objetivos:
Geral: Incentivar e possibilitar o aluno a pensar, a raciocinar por meio do desenvolvimento de certas competências, como observação, análise, argumentação, muito úteis, nas várias áreas do conhecimento. Além das competências no uso das tecnologias de informação e comunicação ( tics) de forma a concientizar para as demandas atuais do desperdício da água.
Específicos:
*Reconhecer onde a água pode ser encontrada.
* Verificar o desperdício de água na escola e em casa.
*Reconhecer a importância da água para os seres vivos;
*Reconhecer a importância do tratamento coletivo e domiciliar da água a saúde das pessoas;
*Despertar para o problema da poluição da água provocada pelo ser humano e para a busca de soluções;
4– Dinâmica da atividade:
* As atividades serão desenvolvidas em sala de aula e por toda a escola onde os alunos desenvolverão leituras de textos bem sugestivos,como também pesquisa na internet sobre a água e apresentação de slades.
*Propor uma leitura dramatizada, onde o ouvi é essencial para o bom desenvolvimento da turma.
1º Momento:
*Conversa informal sobre o tema água pela professora;
* momento da leitura de texto diversos;
*Levantamento de questões que os alunos gostariam de saber sobre o tema;
2º Momento:
*Pesquisar sobre o tema proposto( Internet-leptop)
*Apresentar música e textos sobre o tema;
*Dividi a turma em grupo;
3º Momento:
*Divisão da classe em grupos para fazerem à pesquisa;
*Escolher uma música com o tema e dramatizar-la;(uso do audio e video)
*Transformar o tema em produção de textos,e em histórias; ( uso do kword).
4º Momento: Culminância do Projeto
*Exposição dos trabalhos confeccionados pelos grupos nas dependências da escola como na produção de dvd(slaides)
6 – Critérios de avaliação das atividades:
*Será realizada no decorrer das atividades propostas no projeto, levando em conta os aspectos: participação, socialização, cooperação, interesse, criatividade, organização, assiduidade, responsabilidade, e a socialização dos resultados (Culminância) a comunidade escolar.
Material utilizado:
LIVROS,PAPEL A4,SLIDES,LEPTOP,VÍDEOS,PEN-DRIVE,CD,DVD...
7- Referências Bibliográficas do material pesquisado
Projeto Pitanguá:Ciências.-1.ed.São Paulo;Moderna;2005
MARSICO, Maria Teresa...[et al].- Marcha criança ciências. 3ª serie do ensino fundamental. Ed.reformul.-São Paulo:Scipione, 2005.
*SOUZA, Joanita,Brincando com ciências. – 3 Ed. Reform.-São Paulo: Editora do Brasil, 2003.
Plano de Aula
ResponderExcluirUCA-AMAPÁ
CURSO: FORMAÇÃO AMAPÁ
ENTIDADE: UCA-USP
MÓDULO: UCA-UNIFAP:E.E.FONTE NOVA
TUTORA : EMÍLIA RANIERE
CURSISTA: NEURA ALFAIA E ODETE CHAVES
PLANO DE AULA
TEMA: Órgãos Dos Sentidos
PÚBLICO ALVO: 1° E 2° Anos
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Cências E Artes
OBJETIVOS:
GERAL: Reconhecer a importancia dos órgãos dos sentidos , suas funções e identifica-los através de desenhos.
ESPECÍFICOS:
* Identificar e localizar os órgãos dos sentidos;
* Compreender as funções dos órgãos dos sentidos;
* Aprender a montar os desenhos utilizando os acessórios do jogo HOMEM BATATA.
PROCEDIMENTOS:
* Conversa informal sobre as novas tecnologias utilizadas no ambiente escolar.Apresentação do laptop educacional onde os alunos aprenderão,primeiramente,a ligar e desligar o laptop.Em seguida os alunos conhecerão alguns aplicativos do METASYS e logo o jogo (HOMEM-BATATA),onde farão o reconhecimento das regras do jogo;
* A aula procederá com a nomeação dos órgãos dos sentidos apresentados no aplicativo;
* Ao comando do professor os alunos deverão escolher os acessórios que mais lhe agradar para fazer a montagem dodesenho;
* O professor poderá ainda criar situações como:
- Montar a imagem com um olho só;
- Uma imagem alegre;
- Uma imagem sem orelha
- Uma imagem triste...
RECURSOS: Laptop e Aplicativos Metasys
AVALIAÇÃO: A avaliação será feita no decorrer da execução da atividade,através da participação dos alunos.
BIBLIOGRAFIA: Portal do Professor.
Postado por odete de oliveira chaves