PROJETO UCA
ATIVIDADE 2
PLANO DE AULA
Planejamento de uma atividade usando um dos programas ou softwere do leptop
Aluna - Delma Ferreira da Silva
Tutora Emília Cardoso Raniere.
Tema - Medindo o tempo.
I- Nível/modalidade de Ensino: Ensino Fundamental.
II- Publico alvo – Alunos de 3° - ano
III- Disciplinas:
Matemática: aprender a medir o tempo usando o relógio e o calendário:
Ciências: as estações do ano;
Língua portuguesa; Leitura e interpretação de texto.
História; A evolução do homem no tempo.
Geografia- as transformações do espaço natural brasileiro em espaço geográfico durante o tempo.
Artes- diferenciando as cores nas diversas estações do ano.
IV- Objetivo Geral: Fazer com que o aluno tenha uma melhor compreensão do tempo na história e seu cotidiano, de maneira mais interativa utilizando o leptop do projeto UCA.
V- Objetivo de aprendizagem.
1- Propiciar aos alunos uma nova maneira de aprender a Matemática de maneira agradável que possibilite uma melhor aprendizagem;
2- Possibilitar a leitura de textos relacionados ao tema bem como fazer a interpretação do mesmo;
3- Facilitar a compreensão das diferentes estações do ano e a forma de vida em cada uma destas;
4- Oferecer condições de levar ao educando a compreender a origem do homem e o seu desenvolvimento socio-econômica no tempo para entender melhor os dias atuais.
5- Diferenciar a diversidade de cores bem como os tons degrades através da mistura de tintas guache
VI- Etapas das atividades
!º momento – leitura do texto “ Mais antigo dos Dinos era brasileiro”, de Sérgio Azevedo, realizar a compreensão do mesmo vem como fazer um resumo do entendimento do texto pelo aluno, utilizando o editor de texto, kword.
2º momento- A partir do texto iniciar o surgimento e a evolução do homem no tempo, após a era dos dinossauros.
3º- momento-- os alunos irão observar as mudanças ocorridas no espaço brasileiro e fazer comparações;
4º- momento - a partir do texto conhecer quais os tipos de vida existentes na pré-histórias e ainda compreender as estações do ano.
5º momento – os alunos irão utilizar o softwere TUX PAINT a diferenciação das cores quentes e cores frias de acordo com as estações do ano.
6º – momento- Impressão das produções dos alunos e exposição dos trabalhos em varal no refeitório da escola.
VII- Tecnologias e mídias a serem utilizadas:
Laptop educacional, papel A4, barbante, cola, impressora, livro didático e tinta guache.
VIII-Competências e conhecimentos prévios dos alunos necessários para participarem da atividade.
–. Conhecer como utilizar os leptop e alguns programas e softwere.
–. Saber ler e compreender textos
–. conhecer cores e saber diferencia-las.
–. Desenvolver a digitação de pequenos textos.
IX – Avaliação.
–. Será observada a participação e o interesse do aluno na produção das atividades;
–. A produção do trabalho desenvolvido verificando as dificuldades e facilidades na maneira de aprender;
–. Verificar o desenvolvimento do aluno de forma individual e coletivaa na produção dos trabalhos.
X Referencial bibliográfico.
–. MENEGHELLO, Marinez e PASSOS Angela, De olho no futuro, Matemática edição renovada. 3° ano, editora FTD, 2008.
–. CIPRIANO Lúcia Ribeiro e WANDRESEN Maria Otília Leite, Coleção Linhas e entrelinhas, Língua Portuguesa, 3° ano, 2008.
ATIVIDADE 2
PLANO DE AULA
Planejamento de uma atividade usando um dos programas ou softwere do leptop
Aluna - Delma Ferreira da Silva
Tutora Emília Cardoso Raniere.
Tema - Medindo o tempo.
I- Nível/modalidade de Ensino: Ensino Fundamental.
II- Publico alvo – Alunos de 3° - ano
III- Disciplinas:
Matemática: aprender a medir o tempo usando o relógio e o calendário:
Ciências: as estações do ano;
Língua portuguesa; Leitura e interpretação de texto.
História; A evolução do homem no tempo.
Geografia- as transformações do espaço natural brasileiro em espaço geográfico durante o tempo.
Artes- diferenciando as cores nas diversas estações do ano.
IV- Objetivo Geral: Fazer com que o aluno tenha uma melhor compreensão do tempo na história e seu cotidiano, de maneira mais interativa utilizando o leptop do projeto UCA.
V- Objetivo de aprendizagem.
1- Propiciar aos alunos uma nova maneira de aprender a Matemática de maneira agradável que possibilite uma melhor aprendizagem;
2- Possibilitar a leitura de textos relacionados ao tema bem como fazer a interpretação do mesmo;
3- Facilitar a compreensão das diferentes estações do ano e a forma de vida em cada uma destas;
4- Oferecer condições de levar ao educando a compreender a origem do homem e o seu desenvolvimento socio-econômica no tempo para entender melhor os dias atuais.
5- Diferenciar a diversidade de cores bem como os tons degrades através da mistura de tintas guache
VI- Etapas das atividades
!º momento – leitura do texto “ Mais antigo dos Dinos era brasileiro”, de Sérgio Azevedo, realizar a compreensão do mesmo vem como fazer um resumo do entendimento do texto pelo aluno, utilizando o editor de texto, kword.
2º momento- A partir do texto iniciar o surgimento e a evolução do homem no tempo, após a era dos dinossauros.
3º- momento-- os alunos irão observar as mudanças ocorridas no espaço brasileiro e fazer comparações;
4º- momento - a partir do texto conhecer quais os tipos de vida existentes na pré-histórias e ainda compreender as estações do ano.
5º momento – os alunos irão utilizar o softwere TUX PAINT a diferenciação das cores quentes e cores frias de acordo com as estações do ano.
6º – momento- Impressão das produções dos alunos e exposição dos trabalhos em varal no refeitório da escola.
VII- Tecnologias e mídias a serem utilizadas:
Laptop educacional, papel A4, barbante, cola, impressora, livro didático e tinta guache.
VIII-Competências e conhecimentos prévios dos alunos necessários para participarem da atividade.
–. Conhecer como utilizar os leptop e alguns programas e softwere.
–. Saber ler e compreender textos
–. conhecer cores e saber diferencia-las.
–. Desenvolver a digitação de pequenos textos.
IX – Avaliação.
–. Será observada a participação e o interesse do aluno na produção das atividades;
–. A produção do trabalho desenvolvido verificando as dificuldades e facilidades na maneira de aprender;
–. Verificar o desenvolvimento do aluno de forma individual e coletivaa na produção dos trabalhos.
X Referencial bibliográfico.
–. MENEGHELLO, Marinez e PASSOS Angela, De olho no futuro, Matemática edição renovada. 3° ano, editora FTD, 2008.
–. CIPRIANO Lúcia Ribeiro e WANDRESEN Maria Otília Leite, Coleção Linhas e entrelinhas, Língua Portuguesa, 3° ano, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário