UCA-AMAPÁ
CURSO: FORMAÇÃO AMAPÁ
ENTIDADE: UCA- USP
MÓDULO II: UCA- UNIFAP: E.E. FONTE NOVA
TUTORA: EMÍLIA RANIERE
CURSISTA: ADAILES AGUIAR LIMA
Ferramentas de Busca
Estamos passando por um período de transição nas diversas metodologias utilizadas no processo ensino e aprendizagem.
O uso das tecnologias na educação já é uma realidade que não podemos ficar alheios. E, muito embora ainda haja modelo de educação centrado no professor, o avanço tecnológico veio modificar essa realidade, pois a utilização das tecnologias em sala de aula motiva os alunos por proporcionar uma aula diferenciada e prazerosa.
Para navegar na Internet é necessário um browser, que é um software específico para esse fim. Os navegadores de internet e as ferramentas de busca são programas que habilitam os usuários a interagirem com “documentos” denominados HTML que estão hospedados em um servidor da WEB.
Tim Berners-Lee criou, em 1990, o primeiro navegador, chamado World Wide Web, sendo um dos pioneiros no uso do hipertexto como forma de compartilhar informações.
Segundo o site Brasil Escola a maior coleção interligada de documentos hipertexto, dos quais os documentos HTML são uma substancial fração, é conhecida com a World Wide Web.
Todavia, é importante destacar que nem todas as fontes virtuais são confiáveis cabendo ao professor a tarefa de orientar e desenvolver no aluno um senso crítico capaz de selecionar, buscando o que for relevante e o que julgue confiável. Assim, é necessário que o professor tenha certo domínio sobre as ferramentas de busca para que possa oferecer as devidas orientações, já que nem todas as fontes virtuais são confiáveis, devendo encaminhar e desenvolver no aluno um senso crítico capaz de selecionar o que lhe for relevante.
Hoje os principais navegadores, são: internet Explorer, opera e mozzila Firefox. Existem, ainda, navegadores baseados em textos, são: Links, W3M, Lynx e Netrik.
Com relação às ferramentas de busca na Web, temos os diretórios e os motores. Os diretórios organizam os sites que compõem sua base de dados em categorias. Os sites recebem uma organização hierárquica dos assuntos, permitindo a localização em subcategorias. Os principais diretórios são THE WORLD WIDE WEB Virtual Library (primeiro a ser lançado), Yahoo!, Snap, LookSmart, Open Directory, Yahoo Brazil, Cadê, Surf e Vai & Vem (os três últimos são brasileiros). Os motores procuram reunir o maior número de recursos por meio de softwares que permitem a busca por meio de palavras-chave. Os principais motores de busca são: Google, WebTop.com, Alta Vista, Fast, Northern Ligth, Excite, Hotbot/Inktomi, Go/Infoseek e Lycos.
Referências:
CEDÓN, Beatriz Valadares. Ferramentas de Busca na Web. Universidade Federal de Minas Gerais. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v30n1/a06v30n1.pdf
http://www.eca.usp.br/prof/moran/modelos.htm
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-papel-professor-na-era-cibernetica.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário