sábado, 17 de setembro de 2011

Ferramenta de busca

CURSO: PROJETO UCA (Um Computador Por Aluno)
ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Domingos Valente Barreto.
MUNICÍPIO: Mazagão- AP.
TUTORA: Maria Emilia Raniéri
CURSISTA: Irenice da Silva Monteiro.
MODULO II: Atividade 1 (Ferramentas de busca)
Ferramentas de Busca
Nos dias atuais a utilização da internet se tornou imprescindível para as atividades escolares entre outras atividades do nosso cotidiano. Para tanto, recorremos com freqüência as ferramentas de buscas que nos possibilitam o acesso rápido a todos os tipos de informação que necessitamos para navegar na web. Mas o que é uma ferramenta de busca? De que forma elas podem nos auxiliar? Quais são mais utilizadas? Para obter estas respostas recorri a internet e pude observar que:
Uma Ferramenta de Busca é um instrumento de pesquisa na web através de palavras-chave ou categorias, orientadas por texto. É um website que lista páginas da web que equivalem aos caracteres escolhidos. Esses sites são armazenados em um sistema computacional, como a 'World Wide Web', ou um computador pessoal. As ferramentas de busca são muito úteis porque uma pessoa, agora, não precisa lembrar o endereço de um site para procurá-lo. As pessoas precisam dessas ferramentas pela mesma razão que elas precisam de um catálago em uma biblioteca. As ferramentas de busca, porém, ajudam a encontrar informações mais específicas. Quando um indivíduo digita duas palavras, por exemplo, a Ferramenta de Busca mostrará geralmente uma longa listagem de sites que contém esses caracteres. Cada Ferramenta de Busca trabalha de um modo diferente. Algumas delas aceitam plurais e ajuste de termos truncados. Neste caso, uma procura por "bike" incluiria "bikes", "bicicleta" e "bicicletas". A melhor forma de saber como uma Ferramenta de Busca específica trabalha é procurar por suas páginas de ajuda e ver o que pode ser usado para alcançar os resultados desejados e ter uma pesquisa bem-sucedida.
As Ferramentas de Busca usam programas de software conhecidos como 'spiders', 'crawlers' ou 'robots' - que automaticamente seguem hyperlynks de um documento ao próximo em toda a Web. Quando ele descobre uma nova página, manda a informação de volta ao site principal para incluí-la. O Google é uma das Ferramentas de Busca mais famosas. O AltaVista costumava ser o favorito dos pesquisadores da Web anos atrás, mas também perdeu popularidade para o Google. Uma pessoa também pode encontrar Ferramentas de Busca específicas na Web, as quais cobrem tipos particulares de informação ou focam em uma audiência especial, como o www.yahooligans.com, para crianças. Para encontrar uma pessoa, endereços de e-mail, uma empresa online de alguém ou números de telefone, há Ferramentas de Busca em Diretório, freqüentemente conhecidas como "páginas brancas", mas elas não são tão confiáveis, porque nem todos os usuários da internet listaram a si mesmos neste serviço. Há também os Diretórios da Web, que organizam e listam websites por categoria ou localização, como o Yahoo! e o Lycos. Cada Ferramenta de Busca tem pontos fortes diferentes. Por esta razão, o usuário tem de pensar sobre que tipo de informação ele quer e, então, usar a ferramenta que melhor se adéqua ao trabalho a ser feito. Diante do exposto é perceptível as enormes facilidades que são propiciadas pelas ferramentas de busca, elas nos oferecem oportunidades de encontramos com facilidade e rapidez, assuntos diversos aos quais necessitamos no mundo moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário