terça-feira, 13 de setembro de 2011

postagem ao mês no blog

UCA-Amapá
Escola Municipal Domingos Valente Barreto
Tutora: Emilia Ranieri
Módulo 3:
Professora Cursista: Raimunda Vandecléia Rocha da Silva Fonseca
Turma:LIED

Disciplina:Historia
Atividade:postagem ao mês no blog
Tema: Lenda do Tarumã.

A aula desenvolvida nessa semana tem como principal objetivo a prática e a utilização de como fazer pesquisa na internet utilizando como recurso a ferramenta o navegador WEB. Muitos dos alunos ainda tem dificuldades em pesquisar na internet, e por este motivo se fez necessário desenvolver um planejamento com atividades para trabalhar com os mesmo de forma que eles pudesse fazer uso da internet corretamente e assim ter como recursos para o seu aprendizado no seu dia a dia em sala de aula.

Durante a semana foi desenvolvido um planejamento para trabalhar a lenda do Tarumã e nesse planejamento colocamos como principal objetivo pesquisa na internet,no qual o aluno pudesse pesquisar qual o município que esta lenda faz parte,porque se deu o nome de Tarumã e qual a importância que tem para o povo do Rio Calçoene. Foi muito interessante ver a evolução dos alunos progredindo no sentido de aprender a utilizar corretamente o uso da internet e assim poder te-la como recurso para o seu ensino aprendizado em sala de aula.

Esta atividade foi desenvolvida na turma 321 do professor Paulo Nunes em conjunto com a professora Vandecleia que desenvolve suas atividades no laboratório de informática.

Como estratégia foi cantado em sala de aula com todos os alunos a música Tarumã do cantor Zé Miguel e em seguida foi usado o processador de texto para fazer a digitação da letra da música. Muitos alunos até gravaram seus coleguinhas cantando a música Tarumã.

Os recursos utilizados do laptop foram navegado web,processador de texto,câmera e visualizador de imagens

Por tanto pode-se dizer que os laptops em sala de aula vieram para contribuir com o ensino aprendizagem dos alunos e torná-los mais críticos sociais.

A lenda e a música do Tarumã você encontrará no site:

http://www.calcoene.hpg.com.br/lenda-taruma1.htm


Um comentário:

  1. Oi Vandercléia!

    Parabéns pela iniciativa de integrar as tecnologias nas atividades pedagógicas. Possibilitar aos alunos ações diferenciadas é estímulo a mais em suas aprendizagens.

    ResponderExcluir