quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ATIVIDADES SEMANAIS

UCA-AMAPÁ
ESCOLA: ESTADUAL FONTE NOVA
TUTORA: EMÍLIA RANIRRE
  CURSISTA: TALMI NUNES PEREIRA 
ATIVIDADE 2: POSTAGEM AO MÊS NO BLOG
MODÚLO: 3
    Disciplina: Língua Portuguesa
    Série: 4º  /    Turma: 421
    Conteúdo: Classificação das palavras quanto à sílaba tônica.
    Tema: Digitação de texto ditado.
          Objetivo: Estimular a grafia correta das palavras, através da digitação do texto " Lenda do Curupira", observando e ao mesmo tempo trabalhando as dificuldades observadas no decorrer da aula e ainda proporcionar a familiarização dos alunos com o processador de texto KWORD.

           Etapas da aula:
  • No 1º momento a professora fez o ditado do texto e os alunos digitaram no leptop.                  
  • Já no 2º momento foi realizada a leitura do texto e interpretação feita pelos alunos e professora.     
  • No terceiro e ultimo momento a professora sentou ao lado de cada aluno para fazer as devidas correções do texto, já trabalhando as dificuldades ortográficas de cada um e solicitando para que classifiquem algumas palavras do texto em oxítonas, paroxítonas e prparoxítonas.     
Observei que alguns alunos ainda  tem dificuldades em localizar no teclado, acentos, pontos, letras maiúsculas
números etc... Mesmo com essas dificuldades a aula se torna muito prazerosa, pois eles se interessam muito mais, procuram tirar suas dúvidas. E quando a aula termina perguntam logo quando será a outra e, isso é muito importante pois contribui muito para um melhor aprendizado.


2 comentários:

  1. Parabéns Talmir, pelo plano.É assim que deveremos utilizar as ferramentas de aprendizagem no trabalho de digitação usando o kword, associando aos conteúdos programáticos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns colega,você escolheu um tema muito atrativo para utilizar o kword como ferramenta de aprendizagem.Criatividade é um atributo que não falta para as crianças,e a lenda do curupira foi uma motivação perfeita juntamente com a utilização do laptop.

    ResponderExcluir