CURSISTA: CARLOS DOS SANTOS MORAES
PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA
TEMA : TRABALHANDO AS FORMAS E FIGURAS GEOMÉTRICAS
Objetivos:
- Identificar a relação entre as formas e figuras geométricas.
Os alunos deverão reconhecer a importância da geometria em nossa vida.
- Os alunos deverão relatar as diferentes formas geométrica com respectivos nomes
- Relações entre formas e figuras geométricas
Material necessário:
Cópias da figuras,, papel quadriculado e instrumentos diversos como: régua, compasso, esquadro e transferidor, embalagens e Laptop educacional
Desenvolvimento
-Solicitar aos alunos que tragam de casa diferentes tipos de embalagens para utilizarem em na aula.
- Após |coletar será apresentada aos alunos variados objetos com diferentes formas geométricas: caixa embalagem de caixa de fósforo, remédio, caixa de sapato, etc
- depois de explorados os objetos relacionados as formas geométricas, os alunos terão a oportunidade de manusear o laptop educacional, utilizando a ferramenta Tux Pant no laptop para desenharem as formas geométricas e escrever
- O alunos irão receber uma folha de papel quadriculado propondo que, individualmente, todos copiem o modelo na folha quadriculada, usando os instrumentos que forem necessários, de tal maneira que, ao terminar,o desenho do aluno e afigura do laptop coincidam ao serem sobrepostos.
-Deixe à disposição régua, compasso, esquadro e transferidor para que cada um escolha o que julgar necessário para realizar a tarefa. Recolha todas as produções, mesmo aquelas em que a sobreposição não seja perfeita. Vale ressaltar que a figura apresentada, os instrumentos de geometria à disposição e o tipo de papel são variáveis didáticas que devem ser consideradas, pois modificam as exigências das situações e favorecem o estabelecimento de novas relações. Se pedir que os estudantes que copiem o desenho em um papel em branco, a questão os colocará diante da dificuldade de garantir o paralelismo ou a perpendicularidade dos lados (aspecto que o papel quadriculado resolve) .
Selecione algumas figuras e proponha uma discussão em grupo. É importante escolher poucos trabalhos - dê preferência àqueles que representam uma dificuldade generalizada da turma. Lembre, no entanto, que o objetivo não é criticar as produções dos alunos que tiveram dificuldades, e sim analisar o que ocorreu durante a reprodução do o modelo.Proponha uma conversa sobre as características da figura e sobre como eles a reproduziram. É importante que durante as falas dos estudantes sejam mencionados diferentes procedimentos baseados em relações diversas e, com base neles, o grupo conclua que nem todos são oriundos das mesmas relações. Isso permite ampliar a idéia de que cada um pode ver questões diferentes numa mesma figura e que elas são colocadas em jogo na situação de cópia. Os alunos também devem estabelecer relações que garantam a efetividade da reprodução: contar a quantidade de quadrados que cada lado ocupa decidir se usam ou não uma régua para medir, determinar os pontos médios de cada lado (embora possam não saber
Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com o nível de aprendizagem, observando que recursos a turma usou para fazer seus desenhos. Com base nesses dados, para trabalhar com as características pouco assimiladas, proponha outras atividades com diferentes níveis de complexidade. Por exemplo, peça que todos desenhe uma figura deixando o modelo fora do campo de visão enquanto o aluno desenha. Nesse caso, será necessário selecionar informações antes.
Os alunos deverão reconhecer a importância da geometria em nossa vida.
- Os alunos deverão relatar as diferentes formas geométrica com respectivos nomes
- Relações entre formas e figuras geométricas
Material necessário:
Cópias da figuras,, papel quadriculado e instrumentos diversos como: régua, compasso, esquadro e transferidor, embalagens e Laptop educacional
Desenvolvimento
-Solicitar aos alunos que tragam de casa diferentes tipos de embalagens para utilizarem em na aula.
- Após |coletar será apresentada aos alunos variados objetos com diferentes formas geométricas: caixa embalagem de caixa de fósforo, remédio, caixa de sapato, etc
- depois de explorados os objetos relacionados as formas geométricas, os alunos terão a oportunidade de manusear o laptop educacional, utilizando a ferramenta Tux Pant no laptop para desenharem as formas geométricas e escrever
- O alunos irão receber uma folha de papel quadriculado propondo que, individualmente, todos copiem o modelo na folha quadriculada, usando os instrumentos que forem necessários, de tal maneira que, ao terminar,o desenho do aluno e afigura do laptop coincidam ao serem sobrepostos.
-Deixe à disposição régua, compasso, esquadro e transferidor para que cada um escolha o que julgar necessário para realizar a tarefa. Recolha todas as produções, mesmo aquelas em que a sobreposição não seja perfeita. Vale ressaltar que a figura apresentada, os instrumentos de geometria à disposição e o tipo de papel são variáveis didáticas que devem ser consideradas, pois modificam as exigências das situações e favorecem o estabelecimento de novas relações. Se pedir que os estudantes que copiem o desenho em um papel em branco, a questão os colocará diante da dificuldade de garantir o paralelismo ou a perpendicularidade dos lados (aspecto que o papel quadriculado resolve) .
Selecione algumas figuras e proponha uma discussão em grupo. É importante escolher poucos trabalhos - dê preferência àqueles que representam uma dificuldade generalizada da turma. Lembre, no entanto, que o objetivo não é criticar as produções dos alunos que tiveram dificuldades, e sim analisar o que ocorreu durante a reprodução do o modelo.Proponha uma conversa sobre as características da figura e sobre como eles a reproduziram. É importante que durante as falas dos estudantes sejam mencionados diferentes procedimentos baseados em relações diversas e, com base neles, o grupo conclua que nem todos são oriundos das mesmas relações. Isso permite ampliar a idéia de que cada um pode ver questões diferentes numa mesma figura e que elas são colocadas em jogo na situação de cópia. Os alunos também devem estabelecer relações que garantam a efetividade da reprodução: contar a quantidade de quadrados que cada lado ocupa decidir se usam ou não uma régua para medir, determinar os pontos médios de cada lado (embora possam não saber
Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com o nível de aprendizagem, observando que recursos a turma usou para fazer seus desenhos. Com base nesses dados, para trabalhar com as características pouco assimiladas, proponha outras atividades com diferentes níveis de complexidade. Por exemplo, peça que todos desenhe uma figura deixando o modelo fora do campo de visão enquanto o aluno desenha. Nesse caso, será necessário selecionar informações antes.
Olá Carlos!
ResponderExcluirMuito interessante sua proposta de atividade,entretanto,considero importante que você,defina o público alvo e o número de aulas previstos, além de registrar a referência bibliográfica atendendo questões legais referente a autoria.
Outro ponto importante nesta atividade além do plano, é a execução da mesma para fazer os registros desse momento com os alunos e divulgar no blog.
Atenciosamente,
Emília