UCA-AMAPÁ
CURSO: FORMAÇÃO AMAPÁ
ENTIDADE: UCA- USP
MÓDULO II: UCA- UNIFAP: E.E. FONTE NOVA
TUTORA: EMÍLIA RANIERE
CURSISTA: ARNALDO ALMEIDA DA NATIVIDADE
Atividade Módulo 2: Trabalhando com laptop em sala de aula
PLANO DE AULA
I- TEMA: Seres vivos
II- IDENTIFICAÇÃO:
Nome da Escola: E. E. Fonte Nova
Turma: Turno:
Tempo de Duração: 2 aulas de 50 minutos.
III- DISCIPLINA: Ciências
IV- OBJETIVOS:
No final das aulas selecionadas o aluno será capaz de:
Identificar alguns animais em risco de extinção
Discutir a importância da biodiversidade da fauna para o meio ambiente
Discutir estratégias para a preservação de animais em risco de extinção
V- CONTEÚDOS: Animais em extinção
VI- DESENVOLVIMENTO:
Antes de iniciar a aula, o professor orientará aos alunos sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
1º momento: conhecendo os animais em risco de extinção
Nesse primeiro momento da aula, os alunos serão convidados a assistir em seus netbooks 3 vídeos sobre animais em risco de extinção. Para tanto, é necessário que os vídeos estejam salvos nos laptops. Os vídeos são: Vídeo 1 – Ajude os Animais em Extinção, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Wt0al7YC8hI, Vídeo 2 – Animais em extinção, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=psBsWjS23mk&feature=related, Vídeo 3 – Aves em extinção, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bzEkvQRhW9E&feature=related
2º momento: discussão sobre o filme:
Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao professor iniciar um diálogo com os alunos sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:
1. Vocês sabiam que todos os animais mostrados nos vídeos correm o risco de serem extintos?
2. O que você pensa sobre a caça de animais?
3. Qual a sua opinião sobre a manutenção de aves em gaiolas?
4. Em sua opinião, o que podemos fazer para evitar que os animais mostrados nos vídeos sejam extintos?
3º momento: Aprendendo com o laptop
Com os laptops em mãos, os alunos farão a colagem de vários animais em risco de extinção no Tux paint, na qual poderão pintar, colar paisagens etc. É necessário ficar atento com a colagem dos animais. Como por exemplo: será que determinado animal realmente está em extinção.
VII- RECURSOS
Laptop do UCA.
VIII- AVALIAÇÃO
Será feita em todos os momentos da aula a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.
IX- REFERÊNCIAS
Oi Arnaldo!
ResponderExcluirParabéns pela prposta de atividade!
Lembrando que é fundamental executá-la com os alunos e registrar esse momento para socializar no blog.
Abraços
Emília