quarta-feira, 29 de junho de 2011

Ferramentas de Busca


UCA-AMAPÁ
CURSO: FORMAÇÃO AMAPÁ
ENTIDADE: UCA- USP
MÓDULO II: UCA- UNIFAP: E.E. FONTE NOVA
TUTORA: EMÍLIA RANIERE
CURSISTA: ARNALDO ALMEIDA DA NATIVIDADE
 FERRAMENTAS DE BUSCA
Um navegador, também conhecido como "browser", é o programa que abrimos para navegar na Internet. Os principais são:
 Internet Explorer 6  é o navegador integrante do Windows XP. Com ele é possível navegar em mais de um site utilizando a opção Nova Janela do menu Arquivo. Dispõe de bloqueador de janelas indesejáveis aos usuários.
O Internet Explorer 7  é o navegador integrante do Windows Vista. Este se diferencia do anterior por ter várias guias para abrir páginas ao mesmo tempo; destacam-se os botões favoritos e adicionar favoritos, além de um campo para pesquisa no Lie Search (site de busca); no menu Ferramentas temos opções importantes como Limpeza do Histórico, Bloqueador de pop-ups, filtro de Phishing entre outras funções. e além dos botões já conhecidos do IE6 temos o botão Feeds RSS que permite aos usuários a inscrição em sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Com o Feeds o usuário pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.
O Internet Explorer 8 é o navegador mais recente da Microsoft. Um detalhe importante é que este browser foi liberado gratuitamente para download pela Microsoft. As principais diferenças são: O botão Modo de exibição de compatibilidade que permite uma melhor aparência para sites desenvolvidos com tecnologias mais antigas; o botão Ler e-mail, que abre o automaticamente o Outlook para leitura de e-mails; privacidade - a Navegação InPrivate, que é configurada no Menu Segurança, evita que o Internet Explorer armazene dados da sua sessão de navegação. Isso inclui cookies, arquivos de Internet temporários, histórico e outros dados. As Barras de ferramentas e extensões são desabilitadas por padrão.
Mozzila Firefox Assim como os navegadores acima também bloqueia pop-ups no Menu Ferramentas - Opções - Conteúdo.
Também possui controle de Phishing. Esta opção se encontra no Menu Ajuda - Denunciar site como fraude. Incorpora a barra de ferramentas de pesquisa do site de buscas Google. E apresenta abas para navegação em diversos sites ao mesmo tempo. Com relação à privacidade possui a Navegação InPrivate.
O Firefox também detecta se uma página oferece RSS mostrando um ícone no canto direito do campo de endereço.
Chrome.  Google disponibiliza para download o navegador Chrome que é gratuito. Suas principais características são: as pesquisas no Google podem ser feitas na própria barra de endereços; podem ser abertas várias abas; os sites mais visitados vão criando miniaturas que facilitam a navegação; também possui a navegação InPrivate e Navegação Privativa.
Safari-  desenvolvido pela Apple Inc. e incluído como o navegador padrão a partir do sistema operacional Mac OS X v10.3 . Suas funções são básicas: abas, bloqueador de pop-ups, baixador de arquivos, leitor de notícias RSS, modo privado que evita o monitoramento da navegação por terceiros, etc. Tem o motor de renderização (layout engine) WebKit — um software que interpreta os códigos HTML e posiciona os elementos da página — sendo que o KHTML do Konqueror, navegador para KDE, foi usado como base. Posui versões para Windows, Mac OS X, e iPhone/iPo Touch e iPad.
Opera - desenvolvida pela companhia Opera Software permite tarefas comuns de internet como exibir sites, mandar e receber mensagens de e-mail, gerir contatos, bate-papo online de Internet Relay Chat, baixar arquivos via BitTorrent e ler feeds. Ele é oferecido gratuitamente para computadores pessoais e celulares, mas para outros dispositivos é preciso pagar por ele. As características do Opera incluem gestos no mouse, divisão por abas, zoom de página, e um comando de downloads integrado. Seu sistema de segurança possui proteção contra phishing e malware, uma forte verificação em sites da web, e o fácil modo de deletar cookies e o histórico apenas com o clicar de um botão. O Opera funciona em uma variedade de sistemas de computadores pessoais, incluindo Microsoft Windows, Mac OS X, GNU/Linux, FreeBSD e o Solaris.
FERRAMENTAS DE BUSCA
Existem dois tipos de ferramentas de busca na Web: os diretórios e os motores. OS diretórios organizam os sites que compõem sua base de dados em categorias, os sites, por sua vez, recebem uma organização hierárquica de assuntos e permitem aos usuários localizar informações para as subcategorias. Os principais diretórios são THE WORLD WIDE WEB Virtual Library (primeiro a ser lançado), Yahoo!, Snap, LookSmart, Open Directory, Yahoo Brazil, Cadê, Surf e Vai & Vem (os três últimos são brasileiros).
Já os motores, ao contrário dos diretórios, não organizam hierarquicamente as páginas que colecionam. Preocupam-se menos com a seletividade que com a abrangência de suas bases de dados, procurando colecionar o maior numero possível de recursos através de softwares chamados robôs, alcançando milhões de itens que permite ao usuário encontrar o que busca por meio de palavras chave. Os principais motores de busca são: Google, WebTop.com, Alta Vista, Fast, Northern Ligth, Excite, Hotbot/Inktomi, Go/Infoseek e Lycos.
REFERÊNCIAS:
CEDÓN, Beatriz Valadares. Ferramentas de Busca na Web. Universidade Federal de Minas Gerais. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v30n1/a06v30n1.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Safari

Nenhum comentário:

Postar um comentário