quarta-feira, 15 de junho de 2011

Trabalhando com o laptop educacional


UCA AMAPA- UNIFAP
ESCOL ESTADUAL FONTE NOVA
TUTORA: EMÍLIA RANIERE
CURSITA: SILVIA BENUAVA
MÓDULO 02: WEB 2.0
PLANO DE AULA

 TEMA:LENDO E  ILUSTRANDO  O PERSONAGEN DA HISTÓRIA
Esta aula será trabalhada com a história da Dona Baratinha
OBJETIVO:
Envolver os alunos com o tema proposto,
Reescrever a história tendo um personagem como narrador
Trabalhar a focalização (ponto de vista do narrador) modalização (ponto de vista do personagem)
Discutir com os alunos aspectos que  vão ajudá-lo  à escrever seu próprio texto ou desenhar os personagens da história
DISCIPLINAS E CONTEÚDO ENVOLVIDOS:
                                           Língua Portuguesa: Gênero textual
Arte: Desenhar os personagens do Texto utilizando o laptop educacional.
Ciências: Classificação dos animais:Animais úteis, nocivos, domésticos, etc.
SÉRIE: 4ª série ou 5º ANO
TEMPO ESTIMADO: 5  AULAS
MATERIAL NECESSÁRIO: Xérox, reprodutor de imagens, laptop educacional, e outros.
DESENVOLVIMENTO:
O primeiro passo é familiarizar a turma com o tema através de texto para que os alunos criem um clima de curiosidade
- Será apresentada a história aos alunos através do reprodutor de imagens, neste caso o professor deverá ler para que todos possam integra-se  de forma mais compreensiva.
- Após esse momento os alunos deverão se instigados para o questionamento da história e o que o texto relata para os dias atuais.
- Após esse momento o professor entregará o laptop educacional, onde os alunos irão utilizar o aplicativo Tux paint para desenvolver a atividade, desenhado o personagens do texto.
- Utilizando o editor de texto o aluno poderá criar outro fim para a história ou o professor poderá solicitar que dramatizem a história.
AVALIAÇÃO;
O processo avaliativo ocorrerá de acordo com o desempenho dos alunos no decorrer da atividade.
Referências
WWW.novaescola.org.br/ junho / julho de 2009
GONÇALVES, Kelly Cláudia- Aprendendo com História-volume 2- 1º Período 
Os  endereços abaixo apresentam outras versões da história que poderão ser exploradas  de   acordo com o nível da turma.


2 comentários:

  1. SILVIA!

    Parabéns por sua atividade!
    Tenho certeza que os alunos irão adorar!

    Abraços.
    Emília Ranieri

    ResponderExcluir
  2. Silvia, não esqueça de postar no blog, registros desse momento, como fotografias por exemplo...

    ResponderExcluir