segunda-feira, 13 de junho de 2011

Maquinas de Busca



Uma máquina de busca é um sistema capaz de rastrear a Web para localizar e catalogar novas páginas e sites. A ordenação das informações apresentadas ao usuário é feita por algoritmos1 implementados em programas de computador. Não há, originalmente, intervenção humana direta na ordem das listas montadas.

O Google é a máquina de busca mais estudada e conhecida de todas. Isso ocorre, em grande parte, por ter sido projetado e implementado no meio acadêmico (outras máquinas desde cedo tomaram um rumo mais comercial), aumentando o número de documentos divulgados sobre sua estrutura.

Ofato é que o seu mecanismo de busca contém características especiais para avaliação das páginas encontradas, sintetizadas por uma técnica denominada PageRank3. Essefoi o principal fator do sucesso do Google. Ele tornou‐se o que é hoje, porque seus resultados agradam os usuários. Agradam porque são mais relevantes.

Itens especiais do Google

As máquinas de busca atualmente disponibilizam recursos e facilidades de pesquisa muito semelhantes entre si, apenas com pequenas variações no uso das suas funções.

Pesquisa de Imagens

A pesquisa de Imagens do Google é de fácil compreensão, com milhões de imagens indexadas e disponíveis para visualização. Para utilizar este recurso, basta acessar a opção Imagens, na página principal do Google, e inserir os termos de referência que deseja na caixa de pesquisa. Na página de resultados, são localizadas as imagens que se encontram em páginas que contêm os textos procurados.

As imagens identificadas pelo serviço de Pesquisa de Imagens do Google podem ter direitos de uso. Então, se for de interesse do usuário utilizar qualquer imagem localizada através do serviço, será necessário contactar o responsável pelo site onde a imagem está publicada, para obtenção das devidas permissões.

Utilize e experimente a ferramenta de pesquisa de imagens do Google (http://www.google.com.br)– opção Imagens – para localizar sites com ilustrações de “educação a distância”, “sala de aula”, “arte na escola”, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário